• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/10/2017
A2img/Diogo Moreira
Ensino Fundamental

Técnicas jornalísticas podem ser aliadas durante o processo de alfabetização

Experimente estimular a leitura de revistas infantis para que os alunos criem suas próprias notícias

Durante a fase de alfabetização, estimular a leitura e a escrita é fundamental para que as crianças passem a gostar de forma natural dos estudos. Geralmente, os educadores o fazem com maior frequência utilizando textos literários, como poemas e contos infantis. Mas, existem outras possibilidades, como fazer uso dos textos jornalísticos que ajudam, também, a formar pessoas mais críticas.

Os professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais podem, por exemplo, escolher revistas e jornais voltados para o público infantil. Com o material em mãos, é hora de apresentar o conteúdo aos alunos da sala. É importante deixar eles manusearem bastante os periódicos, assim as chances de assimilação aumentam.

Depois do primeiro contato, explique o que é uma notícia e para que ela serve. Fale sobre o processo de construção da nota, que tem como base a entrevista. É importante que os estudantes entendam que a entrevista começa na forma oral, depois passa pelo processo de decupagem, quando se transforma na forma escrita. A partir de então é a hora de escrever um texto, com base nas respostas de suas fontes.

A atividade pode ser muito mais interessante quando as crianças passam de alunas para repórteres, colocando em prática todo o conteúdo teórico. Divida a sala em grupos e diga que cada um pode escolher um funcionário da escola para fazer perguntas, que podem ser sobre a atividade que o profissional desempenha, ou até mesmo sobre a vida pessoal.

Feito isso, os alunos precisaram escrever um texto jornalístico, que pode ser um perfil, ou um furo de notícia de forma bem-humorada. E, quem sabe, essas pequenas pessoas não sintam o desejo de inaugurar um jornal mural da escola.