As ferramentas tecnológicas que existem na sociedade se tornaram grandes aliados de alunos e professores na E.E. Professor Rogério Lázaro Toccheton. Localizada no município de Itu, a unidade escolar realiza diversas atividades pedagógicas focadas no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, visando aprimorar a qualidade de ensino de seus estudantes.
Ao longo do ano letivo, os alunos participam de avaliações digitais e simulados estruturados de acordo com o Saresp e Enem. Para isso, a unidade de ensino conta com sala multimídia, notebooks, sala de informática com 27 computadores, entre outros aparelhos tecnológicos que contribuem com a formação dos jovens.
Os resultados das provas servem para que a escola aponte as dificuldades dos estudantes e trabalhe essas questões de forma que os jovens possam adquirir maior aprendizado. Os alunos também participam de conselhos de classe, no qual observam suas notas e faltas, projetadas numa lousa digital.
Sustentabilidade
A escola também realiza trabalhos na área de sustentabilidade, como horta sustentável e alimentação saudável. Os projetos incentivam os jovens a praticar desde atividades físicas de forma regular até ter maior cuidado com a alimentação. O contato com a natureza também se faz presente na atividade “a hora da leitura”, que incentiva os alunos a escolherem um livro e realizar a leitura no jardim e em outros espaços da escola.
Essas e outras atividades podem ser encontradas no blog da escola, uma ferramenta de divulgação e publicação dos trabalhos e projetos da unidade escolar. Clique aqui e acesse.
“Todas essas ações visam promover a interação dos alunos com o universo escolar, família e o meio em que vivem, sem contar no desenvolvimento intelectual e social dos estudantes dentro e fora da escola”, afirma Edicéia Teresa Tomba, diretora da unidade.
Quem Falta Faz Falta
Criada pela Secretaria da Educação com base em experiências bem-sucedidas desenvolvidas pelas escolas estaduais, a campanha “Quem Falta Faz Falta” já resultou em uma diminuição histórica de 98% das taxas de abandono escolar na rede de São Paulo.
E na escola Rogério Lázaro Toccheton não é diferente. “É feito um acompanhamento rigoroso das faltas dos alunos, no qual eles são chamados e os responsáveis notificados a comparecerem à escola e justificar as ausências de acordo com a Resolução SE 42/2015”, complementa a diretora.