• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 10/08/2004
Últimas Notícias

Teleconferência apresenta resultados do primeiro ano do Escola da Família

Evento reuniu Secretário Gabriel Chalita, educadores, pais e alunos a rede estadual de ensino e mostrou o sucesso do programa Na última sexta-feira, dia 6, o teatro Teatro Franco Zampari, […]

Evento reuniu Secretário Gabriel Chalita, educadores, pais e alunos a rede estadual de ensino e mostrou o sucesso do programa

Na última sexta-feira, dia 6, o teatro Teatro Franco Zampari, na capital paulista, foi palco de uma emocionante comemoração: o primeiro ano do programa Escola da Família. Para apresentar os resultado à rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação realizou uma teleconferência que pôde ser sintonizada pelas 89 diretorias de ensino e por todas as escolas com antena parabólica.

O evento também contou com apresentações musicais, depoimentos de voluntários e educadores e demonstração de atividades de lazer e de formação profissional desenvolvidas nas escolas abertas no final de semana. O Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, Cristina Cordeiro, coordenadora do programa Escola da Família, Sonia Maria Silva, da Cenp, e Leila Ianone, da FDE, estiveram à frente das câmeras para mostrar os principais resultados do projeto a professores, supervisores, coordenadores, diretores, pais e alunos de toda a rede estadual de ensino.

“Estamos muito felizes em celebrar este primeiro ano. Sabemos das dificuldades para mudar um paradigma educacional. Conseguimos realizar o sonho de fazer com que a escola não seja um ambiente chato. Esse projeto foi construído pela comunidade e é um programa democrático que fez toda a família perceber a importância da escola”, afirmou o Secretário durante a abertura da teleconferência.

Show dos alunos

A teleconferência também contou com um verdadeiro show dos alunos, professores, bolsistas e voluntários envolvidos no programa Escola da Família. Quem deu início ao espetáculo foi o grupo de dança afro Raízes, que apresentou a coreografia Yaya Messemba. Formado por bolsistas, alunas e comunidade das escolas Lygia Azevedo e Paulo Rossi, da DE Centro-Oeste, o grupo estuda a cultura africana e sua influência nas atividades culturais do Brasil.

A orquestra de flautas da EE Santo Antonio, da cidade de Santo Antonio de Posse. Ao som das “Bachianas nº 5”, de Heitor Villa Lobos, um grupo de 15 alunos emocionou a platéia. Para finalizar, um show de samba-rock com 10 alunos da EE José Porphirio da Paz, do Jardim Ângela.

Diversas escolas também puderam dar uma mostra do que acontece aos finais de semana em cada uma delas, como aulas de biscuit, pintura, padaria artesanal e muita recreação. “O Escola da Família está sempre em construção e carrega uma identidade local muito forte”, afirma Cristina Cordeiro, coordenadora do programa.

Resultados positivos

No primeiro ano do programa, 5.306 escolas abriram as portas aos finais de semana e o número de participantes foi de 45.529.853. Além disso, são realizadas 363.602 atividades desenvolvidas em quatro eixos: cultura, esporte, saúde e qualificação profissional. São 22.140 mil educadores voluntários, 25 mil universitários bolsistas e 311 instituições de ensino superior conveniadas em todo o Estado.

 

 

 

Adriana Cardillo