quarta-feira, 14/09/2005

Teleconferência com diretorias de ensino do interior marca formatura de mais 4 mil professores

Evento realizado na Secretaria de Estado da Educação foi encerrado com aula anti-estresse dada pelo Governador “Foi com meu professor de educação física que eu aprendi a falar português. E […]

“Foi com meu professor de educação física que eu aprendi a falar português. E foi na quadra de esportes, aqui em São Paulo, que eu aprendi a amar este país.” A frase do médico acupunturista Jou Eel Jia , de 47 anos, chinês naturalizado brasileiro, mostra bem a importância que tem o profissional responsável pela atividade esportiva dentro da escola. E a forma de agradecer o que aprendeu foi ensinar aos professores da rede estadual de ensino a técnica do Lien Ch’i.

O resultado do trabalho que vem desenvolvendo junto aos profissionais de ensino das escolas estaduais de todo o Estado foi apresentado nesta quarta-feira, dia 14, com a formatura de cerca de 4 mil professores de educação física da Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI), sendo 610 educadores centralizados e mais 3.390 educadores descentralizados, que concluíram o Módulo I do curso.

Durante a cerimônia, transmitida por teleconferência para 61 diretorias de ensino do interior, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, disse que é preciso ter uma visão aberta no processo educativo. “Quando o professor se sente um líder, ele consegue conduzir melhor a formação dos seus alunos.”

Capacitação em Lien Ch’i

O curso com duração de 30 horas/aula é ministrado por Jou Eel Jia e pela equipe da Associação Brasileira de Medicina Chinesa. A idéia é transformar os educadores em multiplicadores da proposta, com aplicação prática dos movimentos do Lien Ch’i. Em todo o Estado, 11.415 professores de Educação Física foram beneficiados pelo projeto, e segundo a CENP, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação, neste segundo semestre de 2005 a capacitação será estendida aos professores das áreas de Artes e Saúde.

Objetivos

A proposta é expandir a consciência dos professores para estimular os alunos na ampliação da percepção, além de utilizar a filosofia chinesa e as técnicas de meditação para diminuir o estresse diário dos jovens, melhorar o desempenho escolar e proporcionar mais qualidade de vida aos alunos.

Sobre o Lien Ch’i

O Lien Ch’i (exercício da energia) é uma prática terapêutica corporal que trabalha com meditação e respiração onde são reproduzidos alguns movimentos de animais como a cegonha, o dragão e a tartaruga.

Este trabalho trata dois aspectos importantes: o Qi (energia) e a respiração, fundamentais neste tipo de prática corporal terapêutica. Além de aulas teóricas sobre o conceito e filosofia da Medicina Tradicional Chinesa, os professores treinam 8 movimentos do Lien Ch’i.

Os chineses acreditam que, ao imitar os bichos, os praticantes incorporam suas características e conseguem liberar a energia vital que deve circular livremente pelo organismo para que as funções físicas e mentais permaneçam em equilíbrio.

Palestra sobre estresse

“Dizem que o ser humano precisa de muita coisa mas, principalmente, saúde e afeto”. Assim o governador Geraldo Alckmin abriu a palestra sobre estresse logo após a cerimônia de formatura dos professores. Segundo ele, há estudos indicando que metade das pessoas que procuram o serviço médico tem problemas de estresse e outros males causados por ele. “Uma pessoa estressada pode cometer erros graves, mesmo involuntariamente.”

Após descrever outros prejuízos causados pelo estresse, o governador deu algumas dicas para lidar melhor com o problema. São elas:

•  Dialogue com suas memórias dolorosas: É preciso enfrentar os problemas e falar sobre eles para superá-los;

•  Gerencie conflitos e enriqueça relacionamentos: Laços afetivos são fundamentais para manter o equilíbrio e a saúde;

•  Maximize o Omega 3: Somos o que comemos, e a alimentação adequada deve ser uma meta a ser alcançada. O omega 3, por exemplo, é encontrado no peixe, no agrião e no espinafre;

•  Consiga um barato à base de exercícios. Não há saúde sem movimentar o corpo.

•  Desperte com o sol. Acordar com a luz da manhã faz bem ao corpo e à alma. Por isso, durma cedo e acorde cedo;

•  Abra seus meridianos: Acupuntura, massagem e ginástica podem ajudar nisso;

•  Busque uma conexão mais ampla: Quem tem fé consegue se manter mais equilibrado.

Celso Bandarra

Fotos Laércio Marmo