• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 14/09/2004
Últimas Notícias

Teleconferência sobre inclusão de portadores de necessidades especiais abre 4ª Semana da Solidariedade

Evento lotou o auditório da Estação Ciência, na Lapa, e abordou importantes temas relacionados à educação inclusiva  A primeira-dama e presidente do Fundo de Solidariedade Lu Alckmin e o Secretário […]

Evento lotou o auditório da Estação Ciência, na Lapa, e abordou importantes temas relacionados à educação inclusiva

 A primeira-dama e presidente do Fundo de Solidariedade Lu Alckmin e o Secretário da Educação, professor Gabriel Chalita, participaram, nesta terça-feira, dia 14, da teleconferência “Inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais”.

O evento aconteceu no auditório do Estação Especial da Lapa e abriu a 4ª Semana da Solidariedade, que tem como objetivo unir diversos segmentos da sociedade para a reflexão do exercício da cidadania e do voluntariado.

Durante a teleconferência, Gabriel Chalita também anunciou o lançamento da 1ª Mostra Estadual “Por Uma Escola Acolhedora e Inclusiva”, que selecionará e organizará trabalhos desenvolvidos por alunos com necessidades especiais.

“A idéia antiga de separar os alunos não combina com a pedagogia que acreditamos. Queremos que os alunos especiais se sintam acolhidos e que todos compreendam que o mundo é formado por pessoas diferentes”, afirmou o Secretário Gabriel Chalita.

A teleconferência também contou com a participação de Vânia Aparecida Bôer, ATP da Diretoria de Araraquara, Sandra Dias Paza, diretora da EE Castro Alves, da mãe de aluno com necessidades especiais Alzira Maria da Silva e de Vitória Almeida, portadora de deficiência visual e aluna da EE Estelio Machado Loureiro, em Birigui. A garota, que hoje é cantora e compositora, soltou a voz e emocionou o público duas lindas canções.

“A Vitória é uma vitória! Ela é uma lição de talento e superação e mostra que o ser humano é especial: se a gente dá espaço, ele brilha”, afirmou Lu Alckmin ao final da apresentação da aluna.

Na platéia, educadores da rede, alunos e autoridades acompanharam o debate sobre a inclusão social por meio da educação. Gabriel Chalita apresentou todos os projetos da Secretaria relacionados ao tema e ainda reafirmou o compromisso de manter todas as crianças na escola. “Está na lei: ninguém pode ser excluído do processo educativo por conta de uma deficiência. O trabalho de inclusão é desenvolvido em toda a rede tanto na parte física, como na humana. A gente não constrói nada com arrogância, somente com simplicidade e amor”, disse.