terça-feira, 22/11/2011
Imprensa

Tem início amanhã a 2ª etapa da matrícula antecipada para rede pública de ensino na capital

Escolas estaduais e municipais da capital recebem inscrições para vagas no Ensino Fundamental para 2012 Começa amanhã, dia 23 de novembro, a 2ª etapa da matrícula antecipada nas escolas da […]

Começa amanhã, dia 23 de novembro, a 2ª etapa da matrícula antecipada nas escolas da rede pública de ensino da capital para o Ensino Fundamental em 2012. A chamada escolar é uma ação conjunta entre as secretarias estadual e municipal da Educação a fim de antecipar o cadastro para identificar a demanda e planejar a oferta de vagas na rede pública de forma a assegurar o atendimento efetivo desse nível de ensino, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O prazo vai até o dia 2 de dezembro.

Deverão se cadastrar todos aqueles a partir de 7 anos de idade, em qualquer ano/série do Ensino Fundamental, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que em 2011 não estão matriculados na rede pública. Também serão cadastradas as crianças com idade mínima de seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2012 ingressantes no Ensino Fundamental que não frequentam a pré-escola pública ou conveniada.

Para fazer a inscrição, basta o responsável pelo aluno comparecer a uma escola estadual ou municipal e fornecer as informações necessárias (nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato). É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência. Com base no CEP do endereço fornecido, o Sistema Integrado de Cadastro de Alunos da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria Municipal de Educação (SEE/SME) fará automaticamente a indicação da vaga na escola mais próxima e disponibilizará a opção para validação das diretorias regionais de ensino.

A chamada escolar é destinada somente aos estudantes que estão fora da rede pública, tanto os ingressantes no Ensino Fundamental como os que cursarão os demais anos/séries desse nível de ensino, inclusive a EJA. No caso de alunos que já estão matriculados em escolas estaduais ou municipais neste ano, não é preciso se cadastrar. Eles darão continuidade aos estudos na rede pública automaticamente.

O resultado das matrículas desta 2ª etapa será divulgado na escola de inscrição a partir do dia 15 de dezembro.