• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 27/01/2009
Últimas Notícias

Tema da vez agora é África-Brasil

Nesta edição do Almanaque Educação, a divertida Trupe do programa aborda a relação África-Brasil, por meio da onda dos cabelos Black. Numa visita ao centro de São Paulo, a atração […]

Nesta edição do Almanaque Educação, a divertida Trupe do programa aborda a relação África-Brasil, por meio da onda dos cabelos Black. Numa visita ao centro de São Paulo, a atração entrevista a cabeleireira Rúbia, dona de um dos salões de cabelos Black mais tradicionais na capital. No palco, a cantora Sandra de Sá e os Meninos do Morumbi dão um colorido especial aos cabelos, com ritmo e alegria genuinamente afro-brasileiros.

No quadro Pequenas Histórias Particulares, o cantor e compositor Chico César reforça as relações África-Brasil por meio de seu trabalho artístico, que ficou conhecido por um visual irreverente e autêntico. No Almanaque Educação, o artista conta histórias da sua infância, vividas no interior da Paraíba; comenta como a música passou a fazer parte de sua vida; e conta como as raízes africanas influenciam seu trabalho.

O programa mostra ainda uma escola quilombola no quadro Escola Mundo Afora : a Escola Estadual Maria Antônia Chules Princesa, localizada em Ivaporunduva, no Vale do Rio Ribeira, sul do Estado de São Paulo. Quilombos são comunidades formadas por descendentes de escravos, que mantêm viva a história e a cultura de seu povo. O grande diferencial de uma escola quilombola é a inclusão da cultura africana no currículo escolar, pois isto define sua identidade e fortalece o papel que ela tem no resgate e na valorização desta cultura. O Almanaque Educação também exibe um telejornal com informações curiosas sobre o tema, e um game que explora as capitais da África.