• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 04/11/2013
Ensino Integral

Ensino integral e “inspiração” são destaque em evento mundial em educação

Palestra em SP deu dicas para inspirar iniciativas na área e destacou qualidade do ensino integral

Como inspirar iniciativas que promovam a qualidade da educação? São perguntas como essa que direcionaram os debates da palestra da diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, no segundo dia do Bett Latin America Leadership Summit, evento mundial de tecnologia na educação, encerrado nesta sexta-feira (01).

Uma das dicas da palestrante é que o sonho precisa estar conectado a realidade. “Existem diversas áreas em que é possível desenvolver soluções e também já existem boas iniciativas que já foram aplicadas e que podem ser adaptadas a realidade local”, afirma Anna Penido.

Para a diretora do Inspirare, instituto que objetiva motivar inovações em iniciativas empreendedoras que melhorem a qualidade da educação no Brasil, a maior aposta para bons resultados é a educação integral. “Essa forma de ensino resgata a essência da educação plena e contribui para que os alunos sejam completos”, explica.

Ensino Integral no Estado de São Paulo

Na Secretaria da Educação, diversas ações têm sido desenvolvidas com o intuito de garantir aos alunos uma jornada integral de estudos. Atualmente, 419 mil estudantes são atendidos por esses programas, número que irá aumentar em 40% em 2014, para cerca de 596 mil alunos atendidos.

Para a ampliação do programa, a Educação abriu 2 mil vagas para professores e gestores da rede estadual interessados em atuar nas 178 escolas que oferecerão o novo modelo de escola de tempo integral no próximo ano.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além do investimento no Ensino Integral paulista, a Secretaria aposta em outras iniciativas criativas que contribuem para a qualidade da educação e estimula os educadores da rede estadual a inovarem. Como um projeto desenvolvido na E.E. Professor João Cruz, no município de Jacareí, em que os alunos discutem em rede social assuntos expostos em sala de aula, por meio do Acessa Escola.

 “O Acessa Escola é um aliado da educação por transportar os alunos para um mundo com informação ilimitada”, conta Maria Piedade Teodoro da Silva, professora de língua portuguesa que utiliza as salas do Acessa Escola para inovar por meio do uso da tecnologia.

Bett Latin America Leadership Summit

O objetivo do encontro global foi promover a descoberta de tecnologia e conhecimento para um aprendizado permanente. O evento reuniu pessoas envolvidas com a educação pública e privada da América Latina na busca por potencializar o aprendizado e inovar o ensino.