• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 22/07/2008
Últimas Notícias

Tempo seco faz Estado orientar professores de educação física a reduzir esforço na volta às aulas

Com fim de recesso, se umidade do ar continuar baixa, alunos poderão ter aulas de educação física em sala de aula “A orientação é de que os professores de educação […]

Com fim de recesso, se umidade do ar continuar baixa, alunos poderão ter aulas de educação física em sala de aula

“A orientação é de que os professores de educação física utilizem locais cobertos, como ginásios, pátios e jardins, e que deixem as atividades que exigem mais esforços para quando a umidade estiver mais alta”, afirma Sérgio Roberto Silveira, técnico de educação física da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), órgão da Secretaria.

A ação da Secretaria tem objetivo de poupar os alunos de qualquer problema de saúde oriundo de atividades neste período. O tempo seco e o calor atingem o Estado há cerca de um mês. A umidade relativa do ar está em 46% nesta terça-feira, 22 de julho, em São Paulo. Especialistas indicam ser o julho mais seco dos últimos 14 anos.

Com a recomendação da Secretaria, as atividades de educação física podem ser desenvolvidas em sala de aula, como fisiologia, história e regras dos diversos esportes e jogos de classe, trabalhando, assim, a agilidade e a coordenação-motora.

A recomendação, porém, não proíbe que os alunos façam atividades ao ar livre. Segundo Silveira, o professor deve continuar a usar as quadras, mas com mais intervalos para os alunos tomarem água, com mais paradas e trabalhando sempre a respiração. “Dessa forma os professores não terão problemas e os alunos sairão felizes das aulas”, diz Silveira.

As aulas também podem acontecer em locais com sombra ou ventilação, como quadras cobertas. É importante também que os alunos sejam conscientizados da ingestão de líquidos para a hidratação.