• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 30/03/2006
Últimas Notícias

Tenda do Saber montada no Anhembi, em São Paulo, leva visitantes a uma viagem pelos caminhos da educação

Espaço reúne acervo de fotos antigas e o que há de mais moderno em métodos educacionais usados na rede estadual A foto ao lado ilustra bem o cenário encontrado pelos […]

Espaço reúne acervo de fotos antigas e o que há de mais moderno em métodos educacionais usados na rede estadual

A foto ao lado ilustra bem o cenário encontrado pelos visitantes, logo na entrada: passado e presente aparecem lado a lado, ilustrando as transformações vividas pela educação, ano após ano. Fazer essa viagem é fácil: basta ir ao espaço montado pelo Centro de Referência em Educação Mário Covas, da Secretaria de Estado da Educação, dentro do Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.

A instalação integra o roteiro de dois eventos da Secretaria: Congresso Internacional de Educação, encerrado nesta terça-feira, dia 28, o e Seminário de Educação a Distância, que termina nesta quinta-feira, dia 30.

Trajeto do Saber

Bastam alguns passos e o visitante encontra grandes painéis de fotos que ilustram o tempo em que a Casa Caetano de Campos, antes escola regular e hoje sede da Secretaria, vivia cheia de alunos, alguns deles ilustres. Caso de Lygia Fagundes Telles, Patrícia Galvão, a Pagú, e Mario de Andrade. Um vídeo bem produzido – e recheado de belas imagens do casarão da Praça da República – coloca um narrador no papel de Caetano de Campos para contar, em primeira pessoa, as transformações pelas quais o imóvel passou.

Mais projetos

O passeio pelos projetos da Secretaria continua. Quem visita a tenda conhece, por exemplo, um pouco mais sobre o Programa Escola da Família, que abre as 5.503 escolas do Estado aos sábados e domingos. Outros programas também ganharam destaque na exposição como a Escola de Tempo Integral, Governo Educador, Saresp – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, Cape – Centro de Apoio Pedagógico Especializado, Educação a Distância, Escola da Juventude, Educação Indígena, Educando pela Diferença para a Igualdade, Teia do Saber, e Pinte na Escola, sem contar o trabalho da Central de Atendimento, que promove o contato direto com a população, e o site da Secretaria, responsável pela divulgação dos principais projetos, ações e notícias na área de educação.

Na telinha

O Canal do Saber, recém inaugurado, também é destaque na exposição. As atrações não terminam por aí. Usando óculos especiais, os visitantes podem ainda assistir – por meio de imagens tridimensionais – os principais projetos desenvolvidos pela Rede do Saber, uma rede gestora de formação continuada para agentes educacionais, com capacidade para atender ao mesmo tempo 12 mil pessoas por dia, utilizando vários ambientes e abrangendo as 90 diretorias de ensino da rede estadual.

Serviço

Tenda do Saber

Data: Até 30 de março

Horário: Das 9h às 17h30

Local: Centro de Convenções do Anhembi (Grande Auditório). Av. Olavo Fontoura, 1209 – Portão 35 – São Paulo – Brasil.