quarta-feira, 10/10/2012

Estudantes indígenas participam de Olimpíada Escolar em Miracatu

Hoje (10) foi o último dia da 2ª Olimpíada Regional de Educação Escolar Indígena, realizada entre a comunidade escolar nativa das cidades de Miracatu, Iguape e Itariri. Promovida pela Diretoria […]

20121010_olimpiada_indigena_620

Hoje (10) foi o último dia da 2ª Olimpíada Regional de Educação Escolar Indígena, realizada entre a comunidade escolar nativa das cidades de Miracatu, Iguape e Itariri. Promovida pela Diretoria de Ensino de Miracatu, o evento reuniu 131 alunos de oito escolas estaduais indígenas de aldeias das etnias tupi e tupi-guarani.

Conheça a página da Secretaria da Educação no Facebook

Foram expostos no evento trabalhos feitos pelos alunos das escolas indígenas sobre leitura, escrita e cálculo, além de criações artísticas relacionadas à cultura local. “A Olimpíada marca a aproximação da cultura indígena com os juruas, os não indígenas”, conta a dirigente de ensino de Miracatu, professora Ademilda Moreira Suyama.

Em outubro, 240 mil alunos de escolas estaduais participam de atividades culturais

O evento também contou com competições de arco e flecha, cabo de força, zarabatana, arremesso de peso, corrida, futebol de areia, salto à distância e atletismo. Demonstrações de jogos tradicionais, danças típicas e exposição de artesanato também marcaram a Olimpíada Escolar Indígena.