• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 12/03/2004
Últimas Notícias

Termina capacitação de professores estaduais em técnicas de Medicina Chinesa

Agora, os professores de Educação Física vão ensinar o Lien Ch’i aos alunos da rede Hoje (12) foi o último dia de capacitação dos professores de Educação Física da rede […]

Agora, os professores de Educação Física vão ensinar o Lien Ch’i aos alunos da rede

Hoje (12) foi o último dia de capacitação dos professores de Educação Física da rede estadual de ensino em técnicas terapêuticas da Medicina Chinesa. O curso, que começou no dia 8 de março, no Ginásio do Ibirapuera, teve duração de 30 horas. Além de aulas teóricas sobre o conceito e filosofia da Medicina Tradicional Chinesa, os professores treinaram oito movimentos do Lien Ch’i, técnica oriental de meditação originária do Kung Fu, que simula o comportamento de animais sagrados da China, e que trabalha a consciência da percepção.

Os chineses acreditam que, ao imitar os bichos, os praticantes incorporam suas características, como, por exemplo, a leveza da cegonha, a força do dragão, a longevidade da tartaruga, e conseguem liberar a energia vital que deve circular livremente pelo organismo para que as funções físicas e mentais permaneçam em equilíbrio.

A Secretaria de Estado da Educação e a Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil assinaram, em novembro do ano passado, um termo de cooperação para a capacitação dos professores de Educação Física da rede. Agora, a técnica será incluída no programa curricular dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é utilizar a filosofia chinesa e as técnicas de meditação para diminuir o estresse diário dos jovens, melhorar o desempenho escolar e proporcionar mais qualidade de vida aos alunos.

ROSANA DAUMAS