sexta-feira, 24/05/2019
Boas Práticas

Termina hoje (24) o envio de inscrições para o 7º Concurso de Redação do Hospital do Amor

Textos devem ser enviados para as diretorias de ensino

Termina hoje o prazo para envio de redação aos 7º Concurso de Redação do Hospital do Amor, uma parceria da Educação com o Hospital localizado em Barretos.

Confira o regulamento

O concurso é direcionado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de São Paulo, que precisam desenvolver um texto com base no tema “Alimentação Saudável e Atividade Saudável: de olho no futuro sem câncer colorretal”. Os estudantes deverão usar toda sua criatividade para tecer conceitos e reflexões sobre o peso da alimentação e da atividade física na saúde, e como estimular isso para as próximas gerações.

“A ideia surgiu como um desafio. O jovem gosta de ser desafiado. A ideia é fazer um desafio, mas um desafio que mexa com o melhor que as pessoas podem ter como ser humano que é a sua intelectualidade”, disse o Dr. Vinícius Vazquez, diretor do Hospital de Amor.

Antigo Hospital do Câncer de Barretos, o Hospital do Amor desenvolve uma série de atividades multidisciplinares que têm como objetivo conscientizar a população sobre diversos temas. “O Hospital do Amor tem um trabalho de repercussão nacional, e a Secretaria da Educação mantém há anos uma parceria que tem como objetivo fomentar a redação. É uma ação de mobilização e disseminação do conhecimento”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha.

Os textos devem ser manuscritos e redigidos à caneta, preta ou azul, na folha padrão disponível para download. Após o envio das redações, uma comitiva escolhe os primeiros colocados. Ao vencedor é garantido um notebook. Do 2º ao 5º colocado, 1 tablet. Os cinco finalistas também ganham um Estágio no Hospital do Amor.

Edições anteriores

Em 2018, o Concurso de Redação obteve a adesão de 65 Diretorias Regionais do Estado de São Paulo, contabilizando 19.438 redações produzidas. “É muito emocionante. Queremos agradecer as escolas que participaram mesmo que não foram ganhadoras, mas que participaram e que é muito importante. E a gente fica muito feliz”, disse a subsecretária de Articulação Regional, Valesca Penteado de Toledo Honora.

Para esse ano, a ideia é que o concurso atinga as 91 diretorias. “Queremos levar informação para o adolescente com as temáticas de saúde que envolvem o câncer, doença cuja ocorrência vem aumentando muito nos últimos anos”, diz Gerson Lucio Vieira, Coordenador do Núcleo de Educação em Câncer.