sexta-feira, 12/06/2015
Pais e Alunos

Terminam hoje as inscrições para o programa Parlamento Jovem

Podem participar estudantes do Ensino Médio matriculados na rede estadual de ensino

Termina nesta sexta-feira (12), o prazo para alunos do Ensino Médio que desejam vivenciar o dia a dia de um parlamentar, por meio do programa Parlamento Jovem. Para participar é necessário elaborar um projeto de lei e se inscrever no site da Câmara dos Deputados.

Acesse o site para inscrições

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

É necessário também ter entre 16 e 22 anos, estar matriculado no Ensino Médio ou Técnico, possuir uma declaração de matrícula e termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis.

O projeto de lei elaborado pelo aluno deve ter foco na agricultura, cultura, defesa do consumidor, direitos humanos, educação, emprego, habitação, juventude, natureza, saúde ou segurança pública.

Após seguir todos os procedimentos, o estudante deverá entregar toda a documentação na secretaria da escola, que encaminhará o material para o coordenador do programa na Secretaria da Educação. O aluno também pode encaminhar todo o material diretamente ao coordenador estadual do programa na Educação. Nesta opção, o projeto de lei e a ficha de inscrição deverão estar em formato Word e os demais documentos deverão ser digitalizados e enviados para o e-mail saopaulo.pjb2015@gmail.com

O programa ocorrerá do período de 21 a 25 de setembro, em Brasília. O interessado pode encontrar mais informações na seção 3 do Manual de Procedimentos.

Os candidatos ainda podem tirar todas as dúvidas pelo telefone (11) 3866-0611 ou por meio do e-mail do coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro na Educação, Sergio Luiz Damiati:sergio.damiati@educacao.sp.gov.br.

Sobre o programa

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa voltado para estudantes do Ensino Médio, realizado anualmente pela Câmara dos Deputados, e que tem como objetivo propiciar aos jovens a vivência do processo político e democrático com a participação de uma simulação da jornada parlamentar, durante uma semana, em Brasília, com diplomação, posse e exercício de mandato como Deputado Jovem.