• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 30/11/2011
Últimas Notícias

Termina hoje prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo

A avaliação foi realizada nos dias 29 e 30 de novembro por alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio […]

A avaliação foi realizada nos dias 29 e 30 de novembro por alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual

Mais de 2,3 milhões de estudantes fizeram na terça e quarta-feira, dias 29 e 30 de novembro, a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Realizado pela Secretaria da Educação desde 1996, o exame tem por objetivo fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública paulista, que servem de base para orientar as políticas voltadas à melhoria da qualidade educacional.

“O Saresp é uma bússola fundamental pra verificar se estamos no rumo certo, se temos que corrigir, se tem algum problema, que remédio dar para aquele problema, para que a gente garanta o aprendizado dos nossos alunos”, afirma o chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Fernando Padula.

Foram avaliados aproximadamente 1,65 milhão de alunos da rede estadual, além de outros 600 mil de 3.328 escolas municipais, 50 mil de 224 instituições de ensino particulares e 16 mil de 139 unidades do Centro Paula Souza, que também aderiram ao Saresp neste ano.

O professor de Filosofia da Escola Estadual Romeu de Moraes, Alexandre Yamazaki, aplicou a prova em uma das salas da escola e elogiou a participação dos alunos. “Os alunos estão bem conscientes do papel deles no Saresp, aqui teve zero ausência, todos estiveram presentes, todos ficaram até o final e responderam tudo. Estavam todos envolvidos, lendo e prestando atenção”, conta o professor.

Saiba a opinião dos alunos sobre o primeiro dia de prova:

Assim como nas edições anteriores, o Governo do Estado custeou as despesas referentes à aplicação da avaliação nas escolas municipais cujas prefeituras firmaram convênio com a Secretaria da Educação. No caso das escolas particulares e das ETECs, o custo foi arcado pelas próprias instituições.

Confira aqui a relação das 543 cidades que aderiram ao exame.

Veja como a Escola Estadual Expedicionário Brasileiro, na zona norte de São Paulo, se preparou ao longo do ano para a avaliação:

Prova

A prova é voltada a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de alunos de escolas técnicas do Centro Paula Souza, municipais e particulares que aderiram à avaliação. O objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também serão aplicadas avaliações de história e geografia para alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.

Para o 3º ano do Ensino Fundamental, as perguntas de língua portuguesa e matemática serão abertas. Para os 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, as questões para cada disciplina avaliada serão de múltipla escolha.

Também haverá uma proposta de redação para uma amostra de turmas dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 3ª séries do Ensino Médio de cada rede de ensino. O tema da redação para o 5º ano será uma carta de leitor. Para o 7º ano será uma narrativa de aventura e para o 9º ano e a 3ª série do Ensino Médio, um artigo de opinião.

Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada um dos anos/séries e respectivas disciplinas. As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, e terão duração de duas horas e 30 minutos, acrescida de uma hora para os alunos que fizerem redação. Para os alunos com deficiência também será acrescida mais uma hora.

Premiação

Neste ano, a Secretaria vai premiar com cerca de 12 mil notebooks os alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual que obtiverem o melhor desempenho na prova deste ano Saresp. A iniciativa é inédita e visa incentivar uma maior participação e envolvimento dos estudantes no exame.

A premiação contemplará os melhores desempenhos em dois grupos, entre os alunos do período diurno (manhã e tarde) e os do noturno de uma mesma unidade de ensino. Cada escola receberá um número de notebooks equivalente ao de classes de 3ª série do Ensino Médio que possui.

Cerca de 400 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio poderão, com sua participação no exame, concorrer aos prêmios. Serão contemplados os que obtiverem as maiores médias em língua portuguesa e matemática entre as turmas do mesmo período, desde que participem de todas as provas dos dois dias do exame e concluam o Ensino Médio.

No caso de empate entre alunos de um mesmo período, o vencedor será aquele com melhor resultado na prova de matemática. Persistindo o empate, haverá sorteio. Os resultados deverão ser divulgados no primeiro semestre de 2012 e a entrega dos prêmios ocorrerá regionalmente, organizada pelas diretorias de ensino e escolas.

Comunicado da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) aos alunos que concorrerão à premiação

Incentive seu filho seu filho a participar da prova. Saiba mais em nosso podcast