Até o momento foram recebidas cerca de 230.000 inscrições para o próximo ano letivo de estudantes do interior
O cadastro é voltado a alunos de Ensino Fundamental que não frequentam a rede pública atualmente
Termina na próxima sexta-feira (28/09) o prazo para matrícula antecipada no Ensino Fundamental para o próximo ano letivo em escolas públicas da Grande São Paulo e do interior. A chamada escolar de matrícula antecipada é uma ação conjunta entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e as secretarias municipais. O objetivo é planejar e assegurar o atendimento efetivo ao público. Desde o dia 28 de agosto, quando o processo teve início, foram inscritos quase 230.000 estudantes na Grande São Paulo e no interior do Estado.
Devem se cadastrar as crianças com mais de 7 anos de idade, em qualquer ano/série do Ensino Fundamental, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não estão matriculadas na rede pública neste ano.
Também podem fazer a inscrição os alunos com idade mínima de 6 anos completos ou a completar até 31 de março de 2013 ingressantes no Ensino Fundamental que não frequentam a pré-escola pública atualmente.
No caso de estudantes que cursam a pré-escola pública, o cadastramento será automático, mediante consulta aos responsáveis sobre o interesse em matricular a criança no 1º ano do Ensino Fundamental na rede pública, sendo necessária apenas a atualização do endereço residencial.
A chamada escolar é destinada somente aos estudantes que estão fora da rede pública, tanto os ingressantes no Ensino Fundamental como os que cursarão os demais anos desse nível de ensino, inclusive a EJA. No caso de alunos que já estão matriculados em escolas estaduais ou municipais neste ano, não é preciso se cadastrar. Eles darão continuidade aos estudos na rede pública automaticamente.
“A matrícula antecipada é importante não apenas para o planejamento da Secretaria da Educação, a fim de atender adequadamente a comunidade escolar, mas também para que as famílias possam se organizar, à medida que saberão com antecedência em quais escolas seus filhos estudarão”, ressalta Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula, da Secretaria da Educação.
Para fazer a inscrição, basta o responsável pelo aluno comparecer a uma escola estadual ou municipal e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência. A programação conjunta da oferta de vagas será feita no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, respeitando os critérios definidos conjuntamente entre o Estado e os municípios.
Aqueles que perderem o prazo terão nova oportunidade no período de 1º de outubro a 1º de novembro, quando será realizada a segunda etapa do processo de matrícula antecipada.
Os resultados da chamada escolar para matrícula antecipada serão divulgados no período de 19 a 30 de novembro. No caso dos alunos que cursam a pré-escola pública, a divulgação será na escola de origem. Os ingressantes no Ensino Fundamental ou aqueles que cursarão os demais anos que não frequentam a rede pública atualmente poderão consultar a matrícula na unidade em que o cadastramento foi efetuado.