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segunda-feira, 09/09/2019
Escola de Tempo Integral

Termina na sexta (13) o prazo de interesse para escolas interessadas em aderir ao ensino integral

Modelo torna a escola mais atrativa e melhora a aprendizagem; Educação quer expandir programa para pelo menos outras 100 unidades

As escolas estaduais de São Paulo interessadas em aderir ao Programa de Ensino Integral (PEI) têm prazo até esta sexta-feira (13). A expectativa da Secretaria Estadual da Educação é atender pelo menos 100 unidades escolares, que tenham, em média, 500 estudantes cada.

Hoje 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade. Neste programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui orientação de estudos, práticas experimentais, tutoria personalizada com um professor, além dos clubes juvenis, em que os alunos se auto-organizam de acordo com seus temas de interesse como dança, xadrez, debates etc.

A carga horária do ensino integral de até nove horas e meia – na rede regular a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Além disso, estudos apontam que o Ensino Integral ajuda a melhorar a aprendizagem dos alunos e aumenta a empregabilidade e renda dos egressos.

Os alunos do Ensino Médio das escolas do PEI tiveram desempenho no último Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) 1,2 ponto maior em relação aos estudantes das escolas regulares.”O Ensino Integral é comprovadamente a melhor forma que temos atualmente para melhorar a aprendizagem dos estudantes e aumentar as competências cognitivas e também socioemocionais. Temos que educar a sociedade para a vantagem desse modelo”, pontua Haroldo Rocha, secretário executivo da comunicação.

Outra vantagem do modelo é que ele permite que os professores atuem em regime de dedicação integral a uma escola, com mais tempo para estudo e preparação de aula. Para isso, recebem uma gratificação de 75% sobre o salário-base. “Queremos que o professor abrace e faça parte desse programa, porque é melhor também para ele. Ele se sente mais integrado com a comunidade, fazendo parte desse universo”, relata o secretário Rossieli Soares.

O investimento da Seduc no Ensino Integral também ajuda a cumprir às metas previstas nos Planos Nacional e Estadual de Educação que determinam que 50% das escolas devem oferecer essa modalidade de ensino até 2024 e 2026, respectivamente.