quarta-feira, 18/08/2021
Notícia

Termina nesta quinta-feira (19) o prazo para professores do Além da Escola cadastrarem turmas nas Missões do Novotec Expresso

Ação conecta e integra a formação geral básica com a qualificação profissional

Termina nesta quinta-feira (19), às 17h, o prazo para os professores cadastrarem as turmas do ensino médio da rede pública estadual envolvidas no Além da Escola e que optaram pela Missão Novotec Expresso. São mais de 4,5 mil vagas remanescentes em cursos nas áreas de tecnologia, gestão, comunicação e economia criativa, que estão disponíveis em todas as 91 Diretorias de Ensino (DEs).

Focado em estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio das escolas regulares (incluindo escolas indígenas, de quilombo e de área de assentamento), o Além da Escola é uma iniciativa de ensino híbrido que visa garantir a recuperação de aprendizagem de maneira dinâmica, propor projetos em grupo que resolvam problemas reais da escola, orientações de estudos personalizados, via Centro de Mídias São Paulo (CMSP) e plataformas educacionais parceiras. Neste contexto, existem dois grupos de Missões: Regulares e Novotec Expresso.

A relação apresentada na Secretaria Escolar Digital (SED) traz 18 opções de cursos de qualificação profissional: Ajudante de Logística, Atendente de farmácia, Auxiliar de Vendas, Computação em Nuvem, Comunicação e PV para o Mercado de Trabalho, Criação de Sites e Plataformas Digitais, Design de Plataformas Digitais e Experiência do Usuário (UX), Edição de Vídeo para Youtube, Excel Aplicado à Área Administrativa, Gestão de Pequenos Negócios, Introdução a Banco de Dados, Jogos Digitais, Marketing e Vendas em Redes Sociais, Programação Básica para Android, Rotinas de Recursos Humanos, Segurança no Mundo Digital, Gestão de Projetos Sociais e Técnicas de Atendimento.

A parceria entre os programas da Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SDE) conecta e integra a formação geral básica com a qualificação profissional, além de facilitar a inserção qualificada dos estudantes no mercado profissional.

Serão 120 horas durante aproximadamente 15 semanas, com nove aulas semanais, de 50 minutos cada (pela manhã ou à tarde). A capacitação vai ocorrer no contraturno, em formato online e com duração de um semestre, com início no final de agosto e término em dezembro. O professor atribuído conseguirá, neste período de vagas remanescentes, cadastrar suas turmas em cursos antes não disponíveis em sua cidade e fazer a adesão via SED. A Missão Novotec Expresso é uma das opções de missão que as turmas do Além da Escola podem escolher para cumprir ao longo do semestre.

Para mais informações, é indicado consultar a Diretoria Regional ou conferir lives anteriores disponibilizadas no Repositório: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=17541&id=0

Sobre o Novotec

O programa amplia o acesso à Educação Profissional e Técnica aos jovens estudantes da rede estadual paulista e recém concluintes (entre 14 e 24 anos). Objetiva atender a demanda estudantil e apoiar o ingresso no mercado de trabalho. É oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Seduc-SP, com apoio das ETECs e FATECs do Centro Paula Souza e de fornecedores privados. São quatro modalidades principais de oferta da formação profissional: cursos técnicos (entre 1000h e 1260h), via Novotec Integrado, e qualificação profissional (entre 80h e 150h), por meio das modalidades Novotec Expresso, Novotec Virtual e Novotec Móvel.