A EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores) está oferecendo uma oportunidade de formação para os docentes que atuam no Programa de Ensino Integral. O objetivo é oferecer conteúdos que auxiliem o trabalho desses educadores, que podem participar do curso introdutório Ensino Integral: Introdução ao Modelo Pedagógico e ao Modelo de Gestão e de outros onze cursos.
Confira quais são os temas dos cursos que estão sendo oferecidos
“Espera-se que os educadores que fazem parte da escola do PEI estejam sempre com disposição para rever suas experiências anteriores, interagindo com as novas informações e inovações do Programa, agindo como sujeitos de sua própria formação. A formação deve ser compreendida como um processo e não como um episódio, um evento ou um momento isolado; ela exige esforço individual e coletivo. Ela deve ser entendida como uma teia, com ações específicas, mas regularmente articuladas, a fim de favorecer a relação entre os saberes de cada um e sua construção e/ou reconstrução ao longo do processo”, disse Vagner Bacarim, que é coordenador-geral do Ensino Integral.
Para participar é preciso clicar no curso escolhido e preencher o formulário de inscrição, disponível na página de cada formação. Os docentes podem selecionar até dois cursos de sua preferência para se inscrever. As inscrições terminam nesta quarta-feira (28).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo mantém um espaço destinado à formação de professores. Desde 2009, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) tem oferecido diversos cursos – presencial e on-line – para que os docentes se atualizem e ampliem seus conhecimentos em diferentes assuntos. Em 2017, foram 162 cursos, sendo 62 realizados pela própria EFAP e 92 por parceiros, nos quais mais de 130 mil docentes foram certificados.
“A EFAP assume o processo de formação em uma perspectiva dialética para a mudança da construção do conhecimento, incentivando o professor no mundo contemporâneo a dialogar com as novas tecnologias. E, neste ano, continuaremos propiciando a formação de todos os profissionais da educação, norteada pelos princípios da democracia, do trabalho coletivo e da escola participativa”, ressalta a coordenadora da EFAP, Lúcia Helena Gomes.