• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 21/08/2008
Últimas Notícias

Terminam amanhã as inscrições para alunos da rede estadual na avaliação seriada para entrar na USP

Estudantes podem ter bônus de mais 3% na nota da Fuvest 2009; total de benefícios pode chegar a 12% Amanhã, 22 de agosto, é o último dia para que os […]

Estudantes podem ter bônus de mais 3% na nota da Fuvest 2009; total de benefícios pode chegar a 12%

Amanhã, 22 de agosto, é o último dia para que os alunos da rede estadual de ensino efetuem sua inscrição na avaliação seriada para entrar na USP. A Secretaria de Estado da Educação firmou acordo com a Universidade de São Paulo para ajudar no ingresso de alunos das escolas estaduais na USP.

Atualmente, os alunos já têm bônus de até 3% por serem oriundos de escolas estaduais e a pontuação pode chegar até 9% se for levada em conta a nota do Enem. Agora, com o Programa de Avaliação Seriada da USP (PASUSP) a vantagem pode chegar até 12% na nota final da Fuvest, na primeira e segunda fase. O PASUSP é uma prova realizada pela Fuvest específica para alunos de ensino médio da rede estadual paulista. A prova será elaborada com base nas expectativas de Aprendizagem da Proposta Curricular do Estado. Ou seja, o aluno será avaliado com base no que ele aprendeu na escola estadual.

A pré-inscrição gratuita está sendo realizada desde o dia 11 e pode ser feita até amanhã, 22, diretamente nas escolas onde os estudantes estão matriculados. A prova será aplicada pela FUVEST no dia 19 de outubro e o benefício já vale para o vestibular deste ano.

Neste primeiro ano, a prova será destinada aos estudantes do 3º ano que também tenham cursado o 1º e o 2° ano do Ensino Médio Regular em escolas públicas do Brasil. A participação dos alunos no Programa será voluntária. A partir de 2010 e 2011, o PASUSP será implantado progressivamente nas outras séries.

Bônus no Vestibular para alunos de escolas estaduais

Bônus Universal – O aluno que realizou integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras recebe bônus de 3% sobre a nota do vestibular.

Bônus ENEM – Ao participar do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o estudante de escola pública brasileira pode ter um acréscimo de até 9% na nota do vestibular, dependendo do seu desempenho na prova.

Bônus PASUSP – Com o programa, o acréscimo na nota do vestibular pode chegar a 3%

• Ensino Médio Público = 3%

• Ensino Médio Público + ENEM = até 9%

• Ensino Médio Público + ENEM + PASUSP = até 12%

A principal finalidade do PASUSP é aproximar a Universidade das escolas públicas de Ensino Médio do Estado de São Paulo, contribuindo assim para ampliar progressivamente o percentual de ingressantes na USP que cursaram o Ensino Médio na rede pública de ensino, de modo a atingir a meta de 30% em 2009.

Cálculo do bônus e desenvolvimento do programa

Dependendo do desempenho do estudante na prova, a nota do estudante no vestibular FUVEST 2009 poderá ser multiplicada por um fator que varia de 1,00 a 1,03, ou seja, o aluno pode receber bônus de até 3% sobre a pontuação da 1ª e da 2ª fases do vestibular. A equação abaixo mostra como o bônus vai ser calculado em função do desempenho do estudante na prova:

Bônus (%) = 3(NP – 12)/38, onde NP é o número de pontos na prova do PASUSP, 12 corresponde à probabilidade de acertos aleatórios e 38 resulta da subtração de 12 do total de 50 questões.

Assim, por exemplo, um aluno que acertar as 50 questões da prova terá NP = 50; 50 – 12 = 38 e, por sua vez, 38/38 = 1 que, multiplicado por três, representa o bônus máximo de 3%. Para acertos abaixo de 50 será adotada a mesma lógica e o bônus será proporcional ao resultado obtido. Um número de acertos igual ou abaixo de 12 não resultará em bonificação.

Para o recebimento da bonificação adicional qualificada pelo desempenho na prova, conforme explicitado na equação acima, as notas dos alunos no PASUSP poderão ser utilizadas no vestibular deste ano (FUVEST 2009) e também no vestibular do ano seguinte (FUVEST 2010).

Prova

A prova será aplicada em escolas estaduais pela FUVEST. Constará de 50 questões objetivas, de múltipla escolha. Será aplicada em escolas públicas localizadas em cinco regiões da Capital e em 44 cidades do Estado de São Paulo.