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terça-feira, 06/03/2012
Imprensa

Terminam amanhã as inscrições para certificação de gerente escolar

O cadastramento pode ser feito no site da UCRH da Secretaria de Gestão Pública Termina amanhã, 7 de março, o prazo de inscrições para o processo de certificação ocupacional para […]

O cadastramento pode ser feito no site da UCRH da Secretaria de Gestão Pública

Termina amanhã, 7 de março, o prazo de inscrições para o processo de certificação ocupacional para o cargo de gerente de organização escolar, voltado a servidores do quadro de apoio administrativo da rede estadual de ensino.

Para participar, os candidatos devem preencher requisitos exigidos para o cargo (vide lista abaixo). Os interessados devem fazer o cadastro exclusivamente pelo site da Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH) da Secretaria de Gestão Pública (www.recursoshumanos.sp.gov.br/certificasp). É importante que o pretendente informe corretamente seu endereço de e-mail para receber as informações relativas à sua participação no processo.

O objetivo da certificação para gerente de organização escolar é favorecer o desenvolvimento da educação, provendo as escolas estaduais com gerentes tecnicamente habilitados, qualificados e comprometidos com a administração escolar.

Os candidatos que tiverem suas inscrições deferidas deverão proceder ao agendamento do exame, que será exclusivamente feito via internet no mesmo endereço eletrônico em que foi efetuada a inscrição, dentro do período de 22 de março a 3 de abril. Na ocasião, o servidor deverá indicar o local e horário de sua preferência, de acordo com a disponibilidade dos Centros de Testes credenciados. A lista das instituições conveniadas ficará disponível ao candidato no momento do agendamento. O conteúdo da prova poderá ser consultado no Diário Oficial do Estado do dia 1º de fevereiro, página 195 do caderno Executivo I.

Nova função

A função de gerente de organização escolar, criada por meio da Lei Complementar nº 1.144, de 2011, tem por objetivo concentrar as ações administrativas e operacionais das unidades escolares, permitindo que os diretores possam se dedicar mais intensamente às questões de natureza pedagógica.

Em todo o Estado, cerca de 5.200 servidores serão responsáveis por gerenciar o trabalho dos agentes de organização e serviços escolares no atendimento de alunos, na conservação das unidades, no preparo da merenda e no apoio técnico-administrativo. Para isso, receberão além de sua remuneração, uma gratificação de R$ 843,91.

Requisitos para participar do processo de certificação

– Ser titular de cargo ou ocupante de função-atividade de agente de organização escolar, de secretário de escola ou de assistente de administração escolar, do Quadro de Apoio Escolar da Secretaria da Educação;

– Possuir certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente;

– Estar em efetivo exercício no cargo ou função-atividade em unidade escolar, há pelo menos um ano, ou estar formalmente designado na função de gerente de organização escolar;

– Não ter sofrido penalidades nos últimos cinco anos;

– Não estar readaptado;

– Não estar afastado nos termos dos itens 1 ou 2 do parágrafo único do artigo 5º da Lei Complementar nº 1.144, de 11 de julho de 2011;

– Não estar afastado junto ao Tribunal Regional Eleitoral;

– Não estar contratado nos termos da Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009.