quarta-feira, 09/04/2014
Imprensa

Terminam amanhã inscrições para professores da rede estadual concorrerem a bolsas de mestrado e doutorado

Projetos aprovados garantem benefícios mensais de R$ 1,3 mil para mestrandos e R$ 1,6 mil para doutorandos A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece até amanhã, dia […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece até amanhã, dia 10, a oportunidade para professores, supervisores e diretores da rede estadual de ensino se inscreverem para cursos de pós-graduação com bolsas custeadas pelo Governo de São Paulo. Os interessados devem fazer o cadastro no site do Programa Mestrado e Doutorado.

Os projetos aprovados conquistam benefícios mensais de R$ 1,3 mil para matriculados em mestrados e R$ 1,6 mil para doutorados. Mais informações estão no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).

O programa de bolsas integra o plano de Formação Continuada de Educadores da Secretaria da Educação, realizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” (Efap).

“Investir na atualização e na especialização dos nossos professores está entre as prioridades desta gestão. Ações como essa, em conjunto com as políticas de valorização dos docentes, refletem na qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos”, afirma o Secretário de Educação, professor Herman Voorwald.

Na Escola da Formação da Secretaria são elaborados e desenvolvidos os cursos e os programas que aprimoram a formação de quem tem como ofício atuar no dia a dia de mais de 4 milhões de estudantes. São oferecidas ferramentas para auxiliar no trabalho com os estudantes e na organização das atividades escolares, além de levar novos conhecimentos aos docentes nas áreas de internet segura, alimentação saudável, ensino de matemática contemporânea, gestão empreendedora, entre outros.

Para participar do programa de Mestrado e Doutorado, o servidor da Educação precisa atender a alguns critérios como, por exemplo, escolher cursos voltados à disciplina ministrada em sala de aula ou que abordem o desenvolvimento de novas metodologias de ensino. Outros requisitos são:

• ser titular de cargo efetivo;
  • ter sido considerado estável nos termos da Constituição Federal;
  • ser portador de licenciatura plena;
  • estar em efetivo exercício em unidade da rede pública estadual;
  • ter sido admitido como aluno regular em curso de pós-graduação, em nível de mestrado ou doutorado, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na disciplina do cargo ou em educação;
  • enquanto receber o benefício da Secretaria da Educação, não usufruir de nenhum tipo de bolsa concedida por órgão público;
  • não ter sofrido penalidade em procedimento administrativo disciplinar nos últimos cinco anos;
  • não se encontrar em regime de acumulação remunerada de cargos ou de função/emprego públicos;
  • estar pelo menos cinco anos distante da aposentadoria, quando se tratar de curso de mestrado, e nove anos, no caso de doutorado;

autorizar, no respectivo termo de compromisso, que a Secretaria da Educação torne pública a íntegra ou partes do trabalho acadêmico produzido, renunciando consequentemente a qualquer reivindicação de direito autoral.