sexta-feira, 18/09/2015
Pais e Alunos

Inscrições para o prêmio “Respostas para o Amanhã” terminam domingo (20)

Podem participar professores do Ensino Médio

Termina neste domingo (20), o prazo para professores do Ensino Médio se inscreverem na 2ª edição do Prêmio “Respostas para o Amanhã”. O objetivo é desafiar os alunos de todo o país a realizarem projetos que demandam conhecimentos científicos, além de apresentarem soluções simples e criativas para melhorar o espaço onde vivem e contribuir para uma sociedade mais sustentável.

– Clique aqui para se inscrever.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os 20 melhores trabalhos selecionados irão receber um kit de edição de vídeo, composto por um notebook e uma câmera para a produção do filme sobre seus projetos.

Será disponibilizado um ambiente virtual exclusivo aos professores para reflexões sobre prática docente e aprofundamento de conceitos. Os alunos poderão acessar uma plataforma colaborativa para registros do desenvolvimento do projeto. Nessa edição, alunos e professores inscritos terão acesso a orientações formativas, independente da premiação.

As cinco melhores produções serão disponibilizadas no site para a votação pública e da comissão julgadora. Os alunos serão premiados com smatphones e o professor orientador e o diretor da escola receberão um tablete cada um. O vencedor pelo júri popular ganhará um troféu pelo título de “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”. A escola responsável pelo projeto Grande Vencedor Nacional receberá 40 notebooks. Nas duas categorias, os vencedores ganharão também os prêmios mencionados acima.

O prêmio conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Rede Latino – Americana de Organizações Sociais para a Educação (Reduca), entre outros parceiros regionais. A ação é promovida pela Samsung e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Ações da Educação

Vale ressaltar que esta proposta já faz parte do  Currículo Oficial do Estado de São Paulo  e os “alunos cientistas” estão espalhados pelas escolas estaduais paulistas. Neste ano, três estudantes, da cidade de  Jales, interior de São Paulo, participaram da  feira Genius Olympiad, em Nova York. Confira.

A Educação abriu as inscrições para a Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo.  Os alunos e professores da rede de todas as modalidades de ensino, matriculados do 8ª ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, já podem se inscrever na edição 2015. Mais informações aqui