terça-feira, 13/08/2019
Concursos

Terminam hoje (13) as inscrições para o programa Jovem Senador

Podem participar estudantes do Ensino Médio, da rede pública, com até 19 anos

Hoje (17) é o último dia de inscrição do programa Jovem Senador para alunos do Ensino Médio. Para participar, os jovens devem escrever um texto dissertativo-argumentativa com o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. O objetivo do programa é estimular a reflexão sobre política e democracia entre os jovens de até 19 anos.

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema anual e enviar o melhor texto à correspondente Secretaria de Educação. A secretaria selecionará três redações para representar o estado na etapa nacional. No Senado Federal, uma comissão julgadora é formada para classificar os textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais.

Os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Edições anteriores

Em 2016, a jovem Marina Vivianne Carcassola, da cidade de Lorena, conquistou o primeiro lugar entre as redações do Estado de São Paulo. A estudante participa de um projeto de sustentabilidade que permite que os alunos revitalizam áreas inutilizadas da escola, montando jardins com materiais recicláveis.

“Os jovens têm que aprender mais sobre política. A maioria das pessoas não entende a atual situação de nosso país, nem sequer como chegamos aqui. Se os jovens estivessem mais familiarizados com a política, eles sentiriam mais vontade de participar. E as crianças aprenderiam desde pequenas sobre o seu país”, explica.

Já em 2015, a grande vencedora foi Lana Lima Oliveira, da cidade de Jales. “A Política para mim sempre foi complexa e de difícil entendimento, porém, após ser vencedora deste Concurso, e com a oportunidade, me sentindo bem mais atraída pela ideia de futuramente atuar nesse campo”, disse.