• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 07/12/2012
Releases

Terminam segunda-feira inscrições para 100 vagas do programa Vence na região de Araçatuba

A partir do próximo ano, cursos profissionalizantes serão oferecidos também a alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual Terminam na próxima segunda-feira (10/12) as inscrições para os cursos […]

A partir do próximo ano, cursos profissionalizantes serão oferecidos também a alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual
 
Terminam na próxima segunda-feira (10/12) as inscrições para os cursos técnicos oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do programa Vence. São mais de 20 mil vagas em 52 diferentes cursos. Apenas na região de Araçatuba, são oferecidas cerca de 100 vagas. As inscrições devem ser feitas até segunda-feira por meio do portal www.vence.sp.gov.br.

Até ontem (06/12), mais de 18 mil estudantes já haviam se cadastrado.
Antes intitulado Rede Ensino Médio Técnico (Retec) e voltado apenas a alunos da 2ª série do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), o programa passará a atender também a estudantes da 3ª série do Ensino Médio no próximo ano.

O objetivo do programa é articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica. O Vence é oferecido aos alunos por meio de dois modelos, o concomitante, que está com cadastro aberto até segunda-feira, e o integrado, por meio de parcerias com o Centro Paula Souza e com o Instituto Federal, com inscrições já encerradas. Atualmente, a iniciativa atende a 31 mil jovens, sendo 28,5 mil matriculados na modalidade concomitante e 2.600 no modelo integrado.
 
Concomitante
No modelo concomitante, o aluno frequenta o Ensino Médio em uma escola da rede estadual e o curso técnico em uma das instituições conveniadas, no período oposto ao do ensino regular. Ao final do curso técnico, que pode durar de 12 a 24 meses, os alunos recebem um certificado da instituição particular e, ao final do Ensino Médio, o diploma da escola da rede que frequentou. Nessa modalidade, serão oferecidas 20 mil vagas em 2013, com investimento previsto de R$ 100 milhões.

Para os cursos que tiverem procura maior do que a oferta haverá sorteio, feito por um sistema informatizado no próximo dia 13. Além disso, nessa etapa, os alunos também têm a oportunidade de escolher uma segunda opção de curso.

Após o sorteio, as matrículas começam no dia 17 e vão até o dia 28 deste mês. A segunda chamada de matrículas, para as vagas excedentes, acontece de 3 a 10 de janeiro de 2013. As aulas terão início em fevereiro do próximo ano. O modelo concomitante será oferecido em instituições credenciadas e localizadas em 70 municípios do Estado de São Paulo no próximo ano. Alunos de todas as cidades do Estado podem se inscrever.

Os cursos técnicos oferecidos pelo Estado atualmente no modo concomitante são distribuídos em 10 eixos tecnológicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) de formação técnica em diferentes setores da economia, como sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.
 
Integrado
O programa também dispõe do modelo integrado, na qual os alunos que frequentam o Ensino Médio têm o curso regular integrado ao ensino técnico, por meio de parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo. Neste ano, o modelo está implantado em 53 unidades de ensino distribuídas pelo Estado e oferece 21 tipos diferentes de cursos, como informática, administração, mecânica, química, edificações, automação industrial, entre outros. Nesse modelo, os alunos recebem apenas um diploma, expedido pelo Estado e pela instituição parceira. Para 2013, o modo integrado vai contar com mais 3.372 vagas em 24 cursos técnicos.

As inscrições para o modelo integrado por meio da parceria com o Centro Paula Souza foram encerradas em 5 de novembro e as provas do vestibulinho foram realizadas por 4.101 candidatos no último domingo (02/12). A divulgação dos alunos aprovados será feita em 16 de janeiro e as matrículas dos estudantes classificados deverão ser feitas entre os dias 21 e 30 de janeiro.

Já o cadastro de alunos interessados em fazer os cursos oferecidos pelo Instituto Federal de São Paulo foi encerrado no último dia 30. Por meio dessa parceria, serão oferecidas 1.200 vagas em 16 cursos técnicos. Em algumas cidades em que a procura foi maior do que a oferta haverá sorteio nas respectivas diretorias regionais de ensino. As matrículas começam na próxima segunda-feira (10/12).