• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 21/05/2014
Boas Práticas

Programa de TV inspira concurso organizado por estagiário do Residência Educacional

O objetivo da competição foi descobrir talentos entre os estudantes. O vencedor gravou em estúdio

Com a chegada do estagiário do programa Residência Educacional Miquéias Araújo Palma à E.E. Hugo de Aguiar, em Guarulhos, os alunos passaram a viver entre notas musicais. O residente, que cursa licenciatura em Música, aliou os seus conhecimentos com a ideia do professor de arte Rafael Rocha Bueno de Godoy para promover uma competição de canto e dança.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O concurso nomeado “The Hugo Voice” seguiu os moldes do programa da Rede Globo “The Voice”. Juntos, estagiário e professor, organizaram as etapas da disputa, que contou com audições, orientações de afinação, coreografia e as apresentações para a escola.

A quebra da rotina proporcionou a descoberta de novos talentos. Para surpresa dos professores, 60 inscrições foram feitas e 30 passaram para as eliminatórias, sendo 20 apresentações de música e 10 de dança. MPB, sertanejo, gospel, funk, hip hop e dança do ventre foram alguns dos estilos que ganharam o palco.

“O objetivo do concurso foi mobilizar e descobrir em qual bloco artístico os alunos se encaixavam. Não imaginávamos que havia um número considerável de alunos que cantam, tocam ou dançam com propriedade. Houve uma mudança nítida na autoestima de cada participante, eles estão mais seguros e ansiosos para a próxima edição”, explica o professor de arte Rafael.

As mudanças também são observadas na sala de aula. Segundo o residente Miquéias, os alunos estão mais dedicados. “Ter a oportunidade de fazer parte de algo diferente e com a cara deles, bem descontraído, motivou toda a escola. Os alunos estão mais empenhados e preocupados em fazer da escola um lugar melhor”.

Vencedor grava em estúdio

Welken de Brito e Lucas Almeida formam a dupla vencedora. Os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental conquistaram o primeiro lugar interpretando músicas sertanejas. Além de cantar, eles também tocam guitarra e violão. O prêmio foi entrar em estúdio para gravar três músicas.

“Era como se eu fosse um cantor profissional. Estudo música há muitos anos e sempre sonhei em pisar em um estúdio”, diz Welken.

Residência Educacional

Com a denominação inspirada na residência médica, o programa Residência Educacional integra o programa Educação – Compromisso de São Paulo e prevê a atuação dos bolsistas em escolas consideradas de maior vulnerabilidade nos aspectos socioeconômico e de aprendizagem.

A participação no programa, voltado para o Ensino Fundamental e Médio, é válida como as horas de estágio obrigatórias para os cursos universitários de licenciatura. Já estão atuando na rede estadual alunos de cursos como história, ciências biológicas, matemática e letras.