sexta-feira, 16/10/2015
Pais e Alunos

Tire todas as suas dúvidas sobre a nova reorganização escolar

No dia 14 de novembro ocorrerá um megaencontro entre escolas e pais

Com o anúncio do processo de reorganização na rede estadual de ensino paulista muitas dúvidas surgiram. E para evitar informações desencontradas, a Educação preparou uma página exclusiva com dados sobre a nova medida, clique aqui

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A iniciativa pretende ampliar o número de escolas que atenderão um único ciclo: Anos Iniciais ou Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A medida ocorrerá a partir de 2016.

Os alunos do Ensino Médio, por exemplo, poderão estudar apenas com estudantes deste segmento. Neste primeiro momento, a Educação está realizando, com o apoio das 91 diretorias de ensino, um estudo que definirá as escolas selecionadas para o processo.

E para construir um novo modelo escolar e reorganizar as escolas da rede estadual é imprescindível a participação de pais e responsáveis. Para a Educação, este objetivo só será concretizado se todos atuarem juntos. É por isso que no dia 14 de novembro ocorrerá um megaencontro entre escolas e pais.  Saiba mais aqui.

Além da página exclusiva, confira outras informações importantes sobre a reorganização escolar:

1-Como faço para saber se meu filho vai mudar de escola?

A comunidade está sendo convidada para uma reunião, no dia 14 de novembro, que acontecerá simultaneamente nas escolas de todo o Estado. Neste dia, serão esclarecidas dúvidas e informadas as escolas que passarão pela reorganização, assim como quais unidades receberão os alunos transferidos.

2-Onde será a nova escola?

É preciso ressaltar que nem todas as escolas passarão pela reorganização. No caso daquelas que fizerem parte do processo, foi definida a distância máxima de 1,5 km da unidade atual para o deslocamento dos alunos até a nova escola, dentro do mesmo bairro.

3-Se a escola for longe da minha casa, o Estado vai oferecer transporte (perua escolar)?

As escolas permanecerão perto da residência. Caso a família queira matriculá-lo em unidades mais próximas ao trabalho dos pais, ou de outro familiar (por exemplo, avó que cuida da criança) será possível pedir a transferência.

4-Terá período de adaptação à nova escola ou a mudança será definitiva?

Como já acontece todos os anos, a Secretaria abrirá um período para transferência de unidade. De qualquer forma, é importante ressaltar que a mudança será dentro da mesma comunidade, do mesmo bairro.

5-Será feito algum trabalho de orientação com as crianças?

As equipes das escolas, professores e funcionários, farão um acolhimento no começo do ano, assim como já ocorre com todos nos primeiros dias letivos.

6-Se a escola tiver somente aula pela manhã e à tarde, o que vai acontecer com alunos que estudam à noite, principalmente os que fazem supletivo?

O ensino noturno será mantido. Nesse momento, os estudantes que estudam no período noturno em escolas que passarão pela reorganização serão transferidos para outras unidades que também ofereçam o período noturno e serão mantidos no mesmo período. A Educação de Jovens e Adultos continuará sendo oferecida também.  

7-Vou ter que fazer nova matrícula ou será automática?

Os alunos que já estudam na rede estadual terão sua matrícula renovada automaticamente. Aqueles que estão fora da rede e querem estudar no próximo ano, já podem fazer a matrícula em qualquer escola.No entanto, é preciso que todos os estudantes tenham seu cadastro atualizado por seus responsáveis, clique aqui.

8-O que vai acontecer com os professores? Ficarão na mesma escola ou serão transferidos?

Os professores das escolas reorganizadas serão remanejados de acordo com o ciclo em que atuam (Ensino Médio ou Ensino Fundamental).

9-Vai ter mudança na carga horária?

A carga horária dos professores será definida de acordo com a preferência do servidor. A atribuição de aula acontecerá normalmente no início do próximo ano nas escolas e diretorias de ensino.  

10-Poderá haver mudança de período? Por exemplo, quem estuda pela manhã pode ir para o turno da tarde?

A transferência segue o turno em que hoje os alunos estão matriculados. Por exemplo: meu filho está no 5º ano à tarde. No próximo ano, continuará à tarde. Caso seja de interesse da família, é possível pedir a transferência de turno na própria escola ou de unidade.

11-Como será feita a distribuição dos alunos para cada escola? Pelo endereço residencial?

A distribuição utilizará como critério a escola atual. Daí a importância da atualização do cadastro dos alunos.

12-Os pais vão poder dar sugestões no processo de reorganização escolar? Se sim, como?

Os pais estão sendo convidados para participar do Dia E, um megaencontro que acontecerá em todo o Estado para o esclarecimento de dúvidas e participação da comunidade.

13-A mudança afetará todos os alunos, de todas as séries?

Não. Nem todas as escolas serão reorganizadas. Ainda existirão unidade que ofereçam todos os ciclos para atender as demandas específicas de algumas regiões.

14-Todas as escolas serão atingidas com a reorganização escolar?

Não. Nem todas as escolas serão reorganizadas. Ainda existirão unidade com mais de um segmento. É necessário atender as demandas específicas de algumas regiões.

15-Haverá escolas que serão fechadas? Quantas? Qual será o destino desses prédios?

O objetivo da reorganização é a melhor acomodação dos alunos por critérios pedagógicos. As unidades que tiverem todos os seus alunos transferidos, dentro dos critérios estabelecidos, continuarão sendo usadas para finalidades educacionais, como creches, ensino técnico e escolas de tempo integral. As unidades que passarão pelo processo ainda estão sendo validadas pelas diretorias de ensino, por isso, ainda não há lista de escolas que serão reorganizadas.