São 5.500 funcionários públicos que precisam preencher questionário; Educação realiza mapeamento da rede
A Secretaria de Estado da Educação vem realizando, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), um completo mapeamento das 5.537 escolas estaduais. Além da quantidade de alunos por sala, o estudo está averiguando toda estrutura física das unidades. Agora, até 18 de abril, todos os diretores da rede precisam responder pesquisa pela internet, acessando o site: www.fipe-usp-seesp.adm.br.
Trata-se do mais completo estudo sobre as escolas estaduais realizado nos últimos anos, de maneira qualitativa e quantitativa. A Secretaria tem o maior banco de dados educacional do Brasil. E agora o atualizará com a maior pesquisa da área.
São 16 blocos de perguntas. O objetivo da Secretaria é reorganizar a rede estadual de ensino, atualizando e verificando os dados hoje existentes. Os dados serão finalizados ainda neste ano.
Todos os diretores estão sendo avisados, inclusive sobre código de acesso e senha. A pesquisa está centrada nos diretores de escolas, pois são os responsáveis pela organização de cada unidade. Além de dados básicos, como alunos por turno e por classe, espaços das escolas e infra-estrutura para os alunos, a coleta de dados mapeará rendimento escolar, práticas didáticas, relacionamento com comunidades locais e desafios a serem enfrentados.
“São Paulo tem uma enorme rede, com 5.537 escolas. Estamos atualizando os dados, para atendermos cada vez melhor os cerca de 5,5 milhões de alunos. Queremos avaliar acomodação da demanda e, se necessário, adotar ações para a melhoria do atendimento. A prioridade é a qualidade no aprendizado”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Além do questionário via internet, o levantamento inclui pesquisa in loco para verificar as condições de escolas. “É importante que tenhamos um novo mapa, completo, apontando o que precisa ser alterado, ampliado ou reorganizado”, diz a secretária Maria Helena.
O que o diretor deve responder
BLOCO 1 – Problemas e Desafios da Escola para 2008 |
BLOCO 2 – Situação da Escola |
BLOCO 3 – Espaços da Escola |
BLOCO 4 – Ensino |
BLOCO 5 – Infra-estrutura e Recursos na Escola |
BLOCO 6 – Corpo Docente e Práticas Didáticas |
BLOCO 7 – Relacionamentos dentro da Comunidade Escolar |
BLOCO 8 – Ações de Gestão Escolar |
BLOCO 9 – Mudanças e Permanência na Escola |
BLOCO 10 – Abandono e Rendimento Escolar |
BLOCO 11 – Levantamento e Avaliação Física da Escola |
BLOCO 12 – Distribuição do Tempo |
BLOCO 13 – Avaliação Geral |
BLOCO 14A – Dados de Classes e Alunos |
BLOCO 14B – Dados de Classes e Alunos |
BLOCO 14C – Dados de Classes e Alunos |
BLOCO 14D – Dados de Classes e Alunos |
BLOCO 15 – Dados Socioeconômicos do Diretor da Escola |
BLOCO 16 – Comentários, críticas e sugestões |