• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 15/12/2016
Boas Práticas

Trabalho de conscientização ambiental faz escola vencer programa realizado pela USP

E.E. Ottoniel Junqueira, de Peruíbe, venceu o prêmio Ecossistemas Costeiros

Para mostrar as ações que realizam em prol da preservação do meio ambiente, professores e alunos da E.E. Ottoniel Junqueira, unidade de ensino situada no município de Peruíbe, litoral sul paulista, participaram do Prêmio Anual Projeto Ecossistemas Costeiros, programa do Instituto de Biociências e do Parque CienTec da USP (Universidade de São Paulo) que desenvolve atividades ligadas ao estudo e conservação desse tipo de ambiente.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No programa, a unidade de ensino ficou em primeiro lugar na modalidade melhor vídeo de escolas públicas sobre mudanças climáticas globais. O vídeo foi selecionado por uma comissão julgadora constituída por especialistas da universidade no tema. A premiação aconteceu na última quarta-feira (14), no Parque Científico e Tecnológico, na capital paulista.

“Esse trabalho foi graças à parceria da escola com o  Programa de Educação Ambiental (PEA), do Mosaico de Unidades de Conservação Juréia Itatins (MUCJI). Trabalhamos junto com o professor e doutor, Flavio Berchez, do Instituto de Biociencias da USP. Esse profissional capacitou nossos professores nos temas ciclo do carbono e fluxo de energia, que transmitiram os conhecimentos aos alunos. A partir disso os jovens foram a campo, sempre em grupos de cinco alunos, e foram desafiados a produzir um vídeo de até três minutos sobre o assunto”, destaca Hélio Cardozo, professor coordenador da escola.

Os alunos responsáveis pela produção do vídeo ganharam um tablet, cada um, além do certificado de participação do prêmio. Já os professores responsáveis pela orientação receberam certificados. Além deles, o jovem Paulo Henrique Ramos dos Anjos, também da unidade de ensino, recebeu menção honrosa especial por ter apresentado um rap sobre mudanças climáticas no IV Seminário de Educação Ambiental de Peruíbe.

Amar o Mar

A iniciativa acontece na escola desde a chegada do novo milênio. A ideia inicial era dar foco à análise de materiais recicláveis encontrados na praia. Hoje, o projeto foi ampliado e abrange pesquisas em reservas ecológicas, praias da cidade, entre outros lugares.

“Esse projeto envolve atividades de iniciativa científica em que os alunos têm a oportunidade de ir para praias localizadas na reserva ecológica onde fazem a coleta, seleção, quantificação e qualificação dos resíduos por lá encontrados, buscam hipóteses para a origem desses resíduos, desenvolvem estudos sobre sustentabilidade, ecologia e sobre os problemas relativos ao consumo e a produção inconsequente de resíduos e preservação ambiental”, revela o professor.

Parque CienTec reúne atividades gratuitas para estudantes

Um mundo de atividades científicas e tecnológicas é o que o Parque Científico e Tecnológico da USP oferece a seus visitantes. De segunda a sábado, o local reúne exposições sobre meteorologia, matemática, música e até de relógios antigos, atividades no planetário e no laboratório de biologia, além de passeios por dentro do parque, como a “Trilha Fontes do Ipiranga”, em que os visitantes conhecem um lago composto pelas nascentes do riacho do Ipiranga.

O Parque CienTec tem entrada gratuita para as escolas estaduais, que podem fazer agendamento prévio para visitas durante a semana. As atividades são voltadas para alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

Para mais informações sobre o Parque CienTec, clique aqui.