sexta-feira, 03/07/2015
Boas Práticas

Trabalho de professor é destaque em encontro regional de ciências e biologia

“Foi uma experiência muito prazerosa”, afirma Ecio Verissimo, educador da rede estadual

Lecionando na rede estadual há 18 anos, o professor de ciências e biologia da E.E. Vila Magini II, Écio Ribeiro Veríssimo, viveu uma experiência única no primeiro semestre do ano. Como um dos mais de 150 participantes do III Encontro Regional de Ensino de Biologia, o educador teve seu trabalho, sendo selecionado para ser apresentado em um congresso nacional, que acontecerá no mês de novembro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Com o tema “A Importância do Ensino da Biologia no Processo de Formação dos Profissionais em Ciência e Tecnologia”, o professor fez uma reflexão acerca da formação de professores em ciências e tecnologia para as salas de aula. “Eu dei palestras para professores do ramo para fazermos uma análise de como esses profissionais chegam para lecionar na rede estadual e também particular.”

Para fazer o projeto, o educador fez uma pesquisa com 171 alunos do Ensino Médio em escolas da região do ABC e da grande São Paulo. Por meio de um questionário, os estudantes respondiam se as unidades de ensino possuíam laboratórios de ciências, se estes eram usados com frequência e como eram as aulas do tema. “Percebemos que a maioria das escolas da rede estadual onde fizemos as entrevistas tinham laboratórios para a prática da disciplina”, destaca Verissimo.

“Trabalhar nesse projeto foi uma experiência muito prazerosa. Também pude adquirir mais conhecimento com relação ao ensino em outros estados conversando com colegas que também participaram do evento”, afirma.

O III Encontro Regional de Ensino de Biologia aconteceu entre os dias 28 e 30 de abril na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A iniciativa é promovida pela Associação Brasileira de Ensino de Biologia e busca reunir professores da Educação Básica que atuam com a disciplina de ciências e biologia nas escolas, além de profissionais que desenvolvem experiências no campo.

Divulgação para a rede estadual

Devido ao grande sucesso do projeto, o professor Ecio pretende ampliar a discussão sobre ciências no processo de formação dos professores na rede estadual, por meio de reuniões pedagógicas nas Diretorias de Ensino. “Minha ideia é oferecer oficinas que expliquem métodos de como trabalhar em um laboratório de ciências para outros professores”.

“Na minha concepção, a biologia mostra para o aluno a base da vida como um todo. A ciência é uma das mais importantes, porque faz o jovem pensar a vida dele dentro da sociedade. É o ensino que engloba todas as disciplinas, no contexto do ser humano”, finaliza o educador.

*Atualizada em 03/07/2015