• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 24/05/2004
Últimas Notícias

Trabalho voluntário garante alfabetização para alunos de uma escola na Zona Sul

Professores da escola Francisco Roswell Freire, no Grajaú, Zona Sul da Capital, criaram um espaço próprio para o desenvolvimento de um projeto de alfabetização de crianças. Alunos de 2ª a […]

Professores da escola Francisco Roswell Freire, no Grajaú, Zona Sul da Capital, criaram um espaço próprio para o desenvolvimento de um projeto de alfabetização de crianças.

Alunos de 2ª a 6ª séries trabalham com material de letramento e são incentivados pelas coordenadoras do projeto intitulado: “Mini Mestre”. O nome segue a proposta inicial de contar com a colaboração alunos voluntários das 8ª séries.

O grande diferencial do projeto é o atendimento individualizado. Professores e alunos dedicam parte de seu tempo, selecionam os alunos com mais dificuldades de aprendizado e os auxiliam foram do horário da aula. Outra novidade do projeto, é que o aluno inserido no programa fica dentro da mesma sala e consegue recuperar as dificuldades ao longo do ano.

O projeto “Mini Mestre” teve início em 2002, uma iniciativa de uma professora da escola que começou um trabalho individualizado com apenas um aluno de 7ª série. O projeto se expandiu e, atualmente, atende vários alunos da escola. As aulas são diárias, nos períodos da manhã e tarde.

A coordenadora pedagógica, Elisabete dos Santos, afirma que a escola ganhou o Selo Escola Voluntária promovido pela Secretaria de Estado da Educação e Unesco em 2003 e se orgulha dos resultados. “A evasão escolar mudou, a disciplina, a auto-estima e esse aluno agora é mais participativo não só das atividades em sala, com também, das ações culturais e artísticas”, disse.

Outro ponto favorável é o apoio da comunidade, pais dos alunos voluntários autorizam seus filhos a participar do trabalho. Cada aluno possui uma pasta de acompanhamento desde o início do ano, podendo ser avaliado a cada aula.

O objetivo principal do projeto é diminuir a defasagem e o sentimento de exclusão que alguns alunos apresentam na passagem do ciclo I para o Ciclo II tais como: alfabetização, socialização, evasão e repetência. Existe relação entre as atividades desenvolvidas e a proposta pedagógica da escola principalmente para ajudar a sanar os problemas de evasão e repetência com atividades direcionadas aos alunos de acordo com a LDB buscando mudanças e melhoria da qualidade de ensino.

O projeto beneficia o aluno no sentido de aproveitar seu tempo para adquirir ferramentas que os ajudem no processo de compreensão do mundo, de participação social, cidadania e construção de uma realidade.

Luciane Salles