segunda-feira, 24/05/2004

Trabalho voluntário garante alfabetização para alunos de uma escola na Zona Sul

Professores da escola Francisco Roswell Freire, no Grajaú, Zona Sul da Capital, criaram um espaço próprio para o desenvolvimento de um projeto de alfabetização de crianças. Alunos de 2ª a […]

Alunos de 2ª a 6ª séries trabalham com material de letramento e são incentivados pelas coordenadoras do projeto intitulado: “Mini Mestre”. O nome segue a proposta inicial de contar com a colaboração alunos voluntários das 8ª séries.

O grande diferencial do projeto é o atendimento individualizado. Professores e alunos dedicam parte de seu tempo, selecionam os alunos com mais dificuldades de aprendizado e os auxiliam foram do horário da aula. Outra novidade do projeto, é que o aluno inserido no programa fica dentro da mesma sala e consegue recuperar as dificuldades ao longo do ano.

O projeto “Mini Mestre” teve início em 2002, uma iniciativa de uma professora da escola que começou um trabalho individualizado com apenas um aluno de 7ª série. O projeto se expandiu e, atualmente, atende vários alunos da escola. As aulas são diárias, nos períodos da manhã e tarde.

A coordenadora pedagógica, Elisabete dos Santos, afirma que a escola ganhou o Selo Escola Voluntária promovido pela Secretaria de Estado da Educação e Unesco em 2003 e se orgulha dos resultados. “A evasão escolar mudou, a disciplina, a auto-estima e esse aluno agora é mais participativo não só das atividades em sala, com também, das ações culturais e artísticas”, disse.

Outro ponto favorável é o apoio da comunidade, pais dos alunos voluntários autorizam seus filhos a participar do trabalho. Cada aluno possui uma pasta de acompanhamento desde o início do ano, podendo ser avaliado a cada aula.

O objetivo principal do projeto é diminuir a defasagem e o sentimento de exclusão que alguns alunos apresentam na passagem do ciclo I para o Ciclo II tais como: alfabetização, socialização, evasão e repetência. Existe relação entre as atividades desenvolvidas e a proposta pedagógica da escola principalmente para ajudar a sanar os problemas de evasão e repetência com atividades direcionadas aos alunos de acordo com a LDB buscando mudanças e melhoria da qualidade de ensino.

O projeto beneficia o aluno no sentido de aproveitar seu tempo para adquirir ferramentas que os ajudem no processo de compreensão do mundo, de participação social, cidadania e construção de uma realidade.

Luciane Salles