• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 30/01/2012
Últimas Notícias

Trato na Escola deixa unidades em ordem para receber alunos na volta às aulas

Na escola estadual Lael de Moura Prado, na zona norte da capital, a equipe aproveitou o recesso para deixar tudo pronto para o começo do ano letivo Os corredores ainda […]

Na escola estadual Lael de Moura Prado, na zona norte da capital, a equipe aproveitou o recesso para deixar tudo pronto para o começo do ano letivo

Os corredores ainda têm cheiro de tinta fresca. Por todos os lados, professores, equipe de limpeza, pintores e direção checam os últimos detalhes da preparação para a volta às aulas. Essa é a rotina dos dias que antecedem o retorno dos alunos na escola estadual Lael de Moura Prado, na zona norte da capital. Lá, a equipe se apressou para deixar tudo bonito e limpo para a chegada dos pouco mais de mil estudantes de 1º ao 5º ano.

A “cara nova” da unidade é resultado do Trato na Escola, um programa criado pela Secretaria da Educação em 2008. Na iniciativa, as escolas recebem uma verba para realizar pequenos reparos durante as férias e deixar tudo em ordem para o começo do ano. “No Trato na Escola, anualmente, a Secretaria repassa um valor para que seja feita a pintura da escola e também alguns outros reparos, como troca de vidros e encanamentos”, conta Fernando Luís Costa Lemos, diretor da E.E. Lael de Moura Prado.

O valor repassado para as instituições é de R$ 7.900,00, verba que é enviada às Associações de Pais e Mestres (APMs) das unidades. São as APMs as encarregadas de contratar serviços de pintura interna, externa, de quadra e de lousa, além de outros serviços e materiais necessários para os reparos. No total, foram investidos R$ 55,1 milhões na revitalização das mais de 5,3 mil escolas da rede. O montante também foi destinado para a compra de kits de pintura e novas cortinas.

Para o diretor, o “trato” do começo do ano é importante para mostrar aos alunos e à comunidade a preocupação de todos da equipe em cuidar da escola. “Além do corpo docente bastante empenhado, é fundamental para a escola que exista, principalmente no inicio do ano letivo, a demonstração da nossa preocupação em manter tudo funcionando perfeitamente”, afirma.