• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 13/09/2013
Sociedade

Três em cada quatro escolas estaduais mantêm Grêmios Estudantis

Levantamento inédito aponta também as principais áreas de atuação das lideranças estudantis

O Grêmio Estudantil é, muitas vezes, o primeiro exercício de participação democrática dos jovens na sociedade. O levantamento inédito da Educação sobre o assunto revelou que é grande o interesse dos estudantes pela criação e atuação nesses grupos.

De acordo com a pesquisa, três em cada quatro unidades de ensino mantêm a organização de forma atuante, com a presença de lideranças estudantis e como elas atuam. Segundo o questionário, o foco da atuação é organizar atividades esportivas (29%), seguido por cultura (27%) e entretenimento (12%).

O levantamento inicial foi feito com 3.665 escolas que oferecem Ensino Médio. Em 71% das escolas que possuem Grêmio, o colegiado existe há mais de cinco anos. O perfil de atuação é organizado: oito em cada dez escolas trabalham com estatuto e em 90% dos casos há prestação anual de contas.

Quer aprender a fundar um Grêmio? Siga nossas instruções e saiba como se organizar!

20130415_gremio_estudantil_2099_01


Outros números

As lideranças estudantis também são exemplo no processo democrático quanto à escolha dos representantes, já que em 96% das escolas o Grêmio é escolhido por meio de eleição, sendo que este processo tem voto facultativo em 51% das unidades. Em 94% dos casos, o processo eleitoral ocorre todo ano.

Um ponto curioso levantado pela pesquisa é a forma de comunicação entre os Grêmios e os estudantes nas escolas. Avisos em sala de aula são a forma de propagar informação mais utilizada pelas lideranças, com 36%, seguida por cartazes em murais, com 34%. Já as redes sociais, como Facebook e Twitter, ocupam 11% e 0,7% da preferência, respectivamente. Os Blogs são utilizados por 3,6% dos grêmios.        

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Um dos exemplos da atuação positiva do grêmio esta na Escola Estadual Doutor Murtinho Nobre, no Ipiranga, zona sul da capital paulista. Em um ano de existência, a agremiação implantou vários projetos na unidade que já apresentam resultados. Um deles era focado na redução do desperdício da merenda escolar. Segundo a direção da unidade, a ação já repercute positivamente entre os jovens. Conheça aqui o grêmio da unidade.