• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 27/12/2017
Professores e Funcionários

Três filmes inspirados em alunos e professores para ver e se emocionar

Como Estrelas na Terra, O Aluno – Uma Lição de Vida e Nenhum a Menos são as sugestões da EFAP para maratonar durante as férias

Um professor pode transformar a vida de um aluno e o contrário também é verdadeiro. Ficção ou baseado em comovente história real, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) listou três filmes baseados em educação para ver e se emocionar. Confira:

Como Estrelas na Terra: Ishaan Awasthi é um menino de 9 anos que sofre de dislexia, mas é tratado por todos como uma criança indisciplinada. Depois de ser colocado em um internato, ele conhece um professor substituto de Artes que consegue compreender as dificuldades do aluno. Com uma abordagem inovadora e cheia de carinho, Ishaan Awasthi supera grandes desafios e consegue aprender.

O Aluno – Uma Lição de Vida: baseado em fatos reais, o filme conta a história de Kimani Maruge (Oliver Litondo), um africano de 84 anos que luta desesperadamente pelo direito de estudar. Depois de muita insistência, é apoiado pela diretora da escola, que, comovida, encontra uma maneira de aceitar Maruge. E assim ele passa a dividir uma sala apertada na escola de Ensino Fundamental, no topo de uma remota montanha do Quênia, com colegas de 6 anos de idade.

Nenhum a Menos: o filme se passa numa escola primária na zona rural chinesa com condições tão precárias que o professor é obrigado a reservar um giz para cada dia letivo. Quando a mãe dele adoece, uma menina de apenas 13 anos é obrigada a substituí-lo e recebe a missão de não deixar nenhum aluno partir. A persistência da garota é colocada à prova durante toda a trajetória dela na escola. De tão bela, a obra conquistou o prêmio de melhor filme no Festival de Veneza de 1999.