• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 24/04/2021
Notícia

Trilha Educação Antirracista debate a representatividade negra

Centro de Inovação de SP reúne convidadas nesta segunda para debater o processo de formação social combativo

A promoção da representatividade negra e o combate ao racismo estrutural serão temas da segunda edição da Trilha Educação Antirracista, às 13h, da próxima segunda-feira (26). A programação do Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo (CIEBP) vai abordar, entre outros pontos, referências atuais, históricas e análises sobre a importância das ferramentas tecnológicas no processo de uma formação social combativa.

Voltado a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio da rede estadual, o programa visa debater a escassez de representações negras e apresentar personagens que podem servir de inspiração para o desenvolvimento do Projeto de Vida estudantil. Além disso, servir como auxílio para que professores e gestores desenvolvam ações antirracistas no ambiente escolar.

A roda de conversa vai contar com as presenças de Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP; Priscila Dolher e Simone Ribeiro, professores do CIEBP; Naomy Oliveira, assessora da EFAPE; e uma convidada especial.

Para Garofalo, o encontro mensal, que ocorre nas últimas segundas-feiras, tem o objetivo de gerar reflexões para o desenvolvimento social e do trabalho de inovação na educação. “Queremos que a comunidade escolar estadual dialogue entre si para atuar como multiplicadora de uma cultura inclusiva em prol de uma sociedade que não compactue com qualquer discriminação”, indica.

A Trilha Educação Antirracista será transmitida ao vivo, simultaneamente, em todos os canais dos estudantes do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). Depois, estará disponível no Repositório do CMSP.

Sobre o CIEBP

O espaço é um equipamento que pode ser utilizado por toda a rede estadual para trabalhos com diferentes eixos de inovação que envolva a cultura maker, inovação, empreendedorismo, programação, cultura digital, robótica e fabricação digital a partir de resoluções de problemas. Ele abriga sete espaços: hub de inovação; computação na prática; programação descomplicada; estúdio; cultura digital, prototipagem e criatividade; prototipagem e fabricação digital.

A agenda do CIEBP está aberta para os alunos e professores da rede estadual participarem das trilhas de inovação. Os interessados devem fazer o agendamento pelo email centrodeinovacao@educacao.sp.gov.br ou whatsapp (11) 97544-5056.

O CIEBP funciona de segunda às sextas-feiras, das 9h às 17h, e para sua utilização devem ser respeitados os protocolos de segurança como distanciamento social e uso de máscara. Ele está localizado na Rua Padre Chico, 420, Pompeia, São Paulo, dentro da Escola Estadual Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira.