• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 09/08/2006
Últimas Notícias

Trote solidário é tema de Campanha promovida pela Secretaria de Estado da Educação

Iniciada neste mês de agosto, arrecadação de livros para a rede estadual deve se estender até setembro Permitir a integração entre jovens estudantes e a convivência harmoniosa e saudável durante […]

Iniciada neste mês de agosto, arrecadação de livros para a rede estadual deve se estender até setembro

Permitir a integração entre jovens estudantes e a convivência harmoniosa e saudável durante as ações do tradicional trote estudantil, e promover práticas sócio-educativas que atendam as necessidades da comunidade local. Estes são os principais objetivos da Campanha “Universitários Semeando a Leitura”, promovida pela Secretaria de Estado da Educação.

A idéia é arrecadar livros de literatura infanto-juvenil junto ao público universitário no início do segundo semestre. Os exemplares doados serão encaminhados para as salas de leitura das Escolas de Tempo Integral, ambientes destinados à recreação e entretenimento do aluno da rede pública estadual. “Com este objetivo, os jovens estudantes universitários terão a oportunidade de contribuir com  a comunidade por meio de uma prática cidadã saudável tornando-se também, exemplo para o amanhã das crianças e adolescentes, alunos da rede estadual de ensino”, explica a professora Rose Louback, que coordena a Campanha.

Mais sobre a Campanha

Uma das propostas é difundir entre calouros e veteranos a prática cidadã do Trote Solidário. Iniciada este mês, a campanha deve se estender até o dia 10 de setembro. A divulgação do total de livros arrecadados, bem como os nomes das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes e das Escolas de Tempo Integral beneficiadas será feita no site da Secretaria de Estado da Educação a partir de 15 de setembro. O endereço é www.educacao.sp.gov.br

Como funciona

As Diretorias de Ensino da rede estadual irão receber diretamente dos responsáveis pela Campanha nas IES os livros arrecadados que posteriormente serão distribuídos para as Escolas de Tempo Integral de cada região.

As Instituições do Ensino Superior, participantes da Campanha, devem entrar em contato com a Diretoria de Ensino mais próxima para acertar detalhes da recepção e entrega dos livros doados. Sendo assim, deverão acessar o link “Diretorias de Ensino”. O passo seguinte é preencher o formulário que será disponibilizado na página inicial.

Rede Estadual

A Secretaria de Estado da Educação possui quase seis mil unidades escolares distribuídas entre 90 Diretorias de Ensino (DE); destas 86 possuem pelo menos uma Escola de Tempo Integral, sendo 62 no interior do estado sob a responsabilidade da Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI) e 28 na região da Grande São Paulo, sob a jurisdição da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo. Aproximadamente 150 mil alunos do ensino fundamental, poderão desfrutar do esforço conjunto realizado pelos jovens universitários que participarem da Campanha.

Para as Diretorias de Ensino

O responsável de cada diretoria, ao recepcionar os livros encaminhados pelas IES, deverá preencher o relatório que estará disponível em breve no link da página inicial. A distribuição dos livros arrecadados ficará sob a responsabilidade do dirigente das Diretorias de Ensino, que procurará atender as necessidades específicas de cada unidade escolar da região.

Outros detalhes

As IES que colaborarem na Campanha “Universitários Semeando a Leitura” receberão um certificado de participação, expedido pela Secretaria, em cerimônia a ser realizada no auditório Fernando de Azevedo, situado à Praça da República 53 – São Paulo, no dia 28 de outubro, às 16 horas.

Informações mais detalhadas sobre a abrangência das Diretorias de Ensino de cada região como endereço, telefone e nome do dirigente podem ser acessadas aqui . Dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail roselouback@edunet.sp.gov.br