• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 09/09/2019
Notícia

Tudo sobre a matrícula para o ano letivo de 2020

Prazo vai até o dia 23 de setembro

A matrícula para o ano letivo de 2020 na rede estadual de São Paulo segue em curso.

É fundamental que todo mundo realize a matrícula. É nesse momento que você pode trocar seu filho de escola, unir irmãos e familiares que estudam em escolas semelhantes ou manifestar o interesse de matricular seu filho nas escolas estaduais.

Tem dúvidas? Preparamos um passo-a-passo para você entender tudo sobre a matrícula 2020:

Até quando posso fazer a matrícula?

A matrícula para o ano letivo vai até dia 23 de setembro, para quem já é aluno das escolas estaduais, e do dia 1 a 31 de outubro para os estudantes de outras redes.

Onde pode ser feita?

A matrícula pode ser feita por três meios:

  • pelo aplicativo Minha Escola SP (pode ser baixado na Play Store, pelo sistema Android ou Apple Store, no IOS)
  • na Secretaria Escolar Digital (sed.educacao.sp.gov.br)
  • na própria escola

Como funciona?

Tanto no app Minha Escola SP como na Secretaria Escolar Digital, é preciso fazer um login, com usuário e senha. Basta preencher os campos com os números do R.A. – registro do aluno – e a senha que já utiliza na Secretaria Escolar Digital (SED). Dentro do sistema, é preciso clicar na opção “matrícula” e selecionar o ano letivo do jovem.

Vale lembrar que o sistema já aponta automaticamente a escola mais próxima do local de moradia, num raio de 3km.

Por meio do app Minha Escola SP, ainda é possível ter acesso a boletim com notas e faltas, horário de aulas e até uma versão digital da carteirinha estudantil, com foto, nome, série e unidade do aluno.

O que é RA?

R. A. é o Registro Acadêmico. Para ter acesso ao RA é preciso ter um cadastro. Aqueles que ainda não possuem o cadastro, poderão realizar a confirmação da matrícula na escola do estudante e atualizar seu cadastro, portando documentos como RG do jovem e do responsável, comprovante de endereço e outros.

Como optar pelo ensino técnico?

Nos três modos de matrícula, haverá a possibilidade de assinalar “Novotec”, opção destinada a estudantes que queiram cursar o ensino técnico. Lá, o jovem poderá escolher o curso que deseja cursar junto ao Ensino Médio.