terça-feira, 24/01/2012

Turismo do Saber leva alunos para ver o mar pela primeira vez

Iniciativa faz parte do projeto Turismo do Saber – Interior na Praia, resultado da parceria entre Secretarias do Turismo e da Educação O que uma criança sente quando descobre algo novo? […]

O que uma criança sente quando descobre algo novo? Todo mundo já deve ter passado por isso alguma vez. Mesmo assim, ainda é impressionante observar a reação dos pequenos ao ver algo tão grandioso como o mar pela primeira vez.

Foi isso que aconteceu na praia de Itararé, em São Vicente. Estudantes do interior de São Paulo, de cidades como Aparecida, Tabatinga e até São Bento do Sapucaí, na divisa com Minas Gerais, viajaram para a capital paulista para conhecer o litoral. A iniciativa faz parte do projeto Turismo do Saber – Interior na Praia, resultado da parceria entre as Secretarias do Turismo e da Educação, além do CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisa de Administração Municipal).

São 1280 estudantes envolvidos no projeto, bem como monitores e coordenadores dos municípios que receberão as crianças em suas escolas. “Aqui eles aprendem na prática. Eu acho que é um aprendizado para vida toda”, afirma a chefe de turismo da Prefeitura de São Bento do Sapucaí, Carolina Ribeiro Silva.

Segundo o coordenador do programa em São Vicente, Ricardo Carvalho Fernandes, a diferença na socialização dos alunos é perceptível após alguns dias de convivência no projeto. “Isso facilita o aprendizado e a proximidade que ele tem com o professor e com o próprio colega”.

[slideshow]