sexta-feira, 05/12/2008

TV Cultura transmite às 12h deste sábado a final da Jornada de Matemática

A TV Cultura transmite neste sábado, 6 de dezembro, a parir das 12h, a cerimônia de encerramento da 2ª Jornada de Matemática, competição organizada pela Secretaria de Estado da Educação. […]

Os campeões deste ano são cinco alunos da escola estadual Itiro Muto, no bairro do Grajaú, na periferia da cidade de São Paulo. Eles disputaram com outros 25 estudantes, de cinco equipes diferentes, e, após a vitória, foram recebidos pelo governador José Serra no Palácio do Governo.

Os cinco alunos (veja nomes abaixo) concorreram com cerca de 203 mil alunos de 4 a série do Ensino Fundamental da rede estadual, que desde o primeiro semestre entraram na disputa. Os estudantes, de 83 diretorias de ensino, disputaram durante todo o segundo semestre deste ano uma vaga para a final e chegaram a fazer 100 milhões de cálculos nas etapas eliminatórias. Formaram-se grupos de cinco alunos, mas com uma determinação: os grupos deviam ter alunos com mais e menos aptidão em matemática.

“É um grande incentivo aos alunos. A mobilização foi intensa. Agora chegamos ao resultado final, com a melhore equipe”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A jornada foi idealizada para proporcionar uma abordagem lúdica do ensino da matemática, com objetivo de desmistificar a linguagem como inacessível e de difícil compreensão. Teve como principais focos: estímulo e envolvimento dos alunos em atividades cooperativas, realizadas em classe, voltadas para diferentes formas de calcular; desenvolvimento de estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações (tabuadas, propriedades das operações); desenvolvimento de atitudes de confiança para resolver problemas numéricos cotidianos; criação de um ambiente favorável ao ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula.

Cada um dos cinco integrantes da equipe vencedora ganou um laptop. Já os 30 alunos finalistas receberam uma biblioteca de livros e jogos educativos, um baú para guardar os livros e um kit de pintura com cavalete. A escola da equipe vencedora ganhará uma mesa oficial de tênis de mesa com acessórios, uma mesa de aero hockey e um aparelho de DVDokê. Os professores orientadores ganham kit de livros.

Todos os estudantes finalistas e professores ganham certificados de participação entregues no Palácio dos Bandeirantes em um passeio que faz parte da premiação prevista no regulamento.

Ampliação

Na edição de 2007 apenas alunos de escolas estaduais da Grande São Paulo participaram da Jornada. Neste ano o concurso foi aberto também para alunos do interior e litoral do Estado. Outra novidade é que, além de cálculo mental, as provas abordaram ainda problemas matemáticos . A final acontece durante uma grande apresentação circense que irá explorar conceitos matemáticos por meio dos números de circo.

Vencedores

· Diretoria de Ensino Sul 3 – Capital

Eduarda Araújo Brandão, 10 anos – há 4 anos na escola

Larissa Picon Loiola, 10 anos – há 4 anos na escola

Herbert Ferreira de Farias, 11 anos – há 4 anos na escola

Daniel Nogueira da Silva, 10 anos – há 4 anos na escola

Sabrina Almeida Nepomuceno, 10 anos – há 3 anos na escola

Diretora: Marcia Soares Sampaio

Professora: Marinalva Rosa dos Anjos

Escola Estadual Itiro Muto

Equipes finalistas

– “Os Vingadores” da EE Astor Vasque Lopes (Cidade de Itapetininga) – Representada pela cor Azul.

– “CDFs” da EE Coronel Francisco Arnaldo da Silva (Cidade de Fernandópolis) – Representada pela cor Lilás

– “Tuiuiú” da EE Péricles Soares (Cidade de São Carlos) – Representada pela cor Vermelha.

– “Verde” da EE Itiro Muto (Zona Sul de São Paulo) – Representada pela cor verde.

– Equipe “Os Matemáticos” da EE Clarice Lispector (Cidade de Guarulhos) – Representada pela cor Amarela

– “Einsteins da Matemática” da EE Dr. Antonio de Queiroz Telles (Zona Leste de São Paulo) – Representada pela cor laranja.