sexta-feira, 15/03/2013
Sociedade

Redes sociais da Educação estão entre os canais de órgãos públicos que mais crescem

De acordo com ranking do Brasil, Secretaria ocupa a 6ª posição no Twitter e 8ª no Facebook

A Secretaria da Educação está entre as instituições públicas que mais crescem nas redes sociais no Brasil. Os perfis da Educação no Twitter e Facebook já alcançam, respectivamente, a 6ª e a 8ª posição no ranking do Social Bakers, plataforma global de análise e estatísticas, que avalia o sucesso de marcas e órgãos em sites de relacionamento. Para chegar aos resultados apresentados no ranking, a plataforma leva em conta fatores como o engajamento dos internautas, o alcance das postagens e o crescimento do número de seguidores e fãs.

O sucesso alcançado pelo Twitter da Secretaria da Educação pode ser explicado pela agilidade que o canal imprimiu à comunicação entre a sociedade e a instituição. O perfil já permitiu que mais de mil respostas fossem enviadas aos internautas, sendo que 44% das dúvidas encaminhadas pelos usuários são respondidas em menos de 24 horas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Ao todo, o perfil conta com mais de 27 mil seguidores, dos quais 48% foram conquistados apenas durante o ano de 2012. Além disso, são postados mais de 300 tweets por mês informando sobre concursos, boas práticas, personagens da rede estadual, programas e serviços oferecidos pelo órgão. O canal ainda conta com a marca de oito mil compartilhamentos e 3,5 mil itens publicados.

A página da Educação no Facebook, com apenas sete meses de existência, já possui mais de 30 mil fãs. A abrangência do conteúdo postado no canal é ainda maior: mais de sete milhões de pessoas são impactadas pelas cerca de 150 mensagens publicadas mensalmente na Fan Page.

Assim como acontece com o Twitter, a Fan Page também é utilizada como meio de aproximação entre o órgão e seus servidores, pais e alunos. Mais de 500 respostas já foram enviadas por meio do canal, sendo 33% delas em menos de 24 horas. Outros números da página são, da mesma forma, significativos: cerca de 220 mil pessoas visualizaram as postagens da instituição semanalmente e mais de 90 mil publicações já foram compartilhadas.

20130228_socialbakers_portal_620