• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 09/03/2020
Concursos

Última semana para inscrições na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Prazo vai até domingo, dia 15 de março. Escolas devem cadastrar seus estudantes.

Essa é a última semana para escolas se inscreverem na 23º edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O prazo do dia 15 é destinado para escolas que nunca participaram da Olimpíada. Escolas que já enviaram alunos para o evento possuem mais alguns dias para realizar a inscrição.

Podem participar da Olimpíada  alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. As inscrições são abertas a escolas públicas e particulares. Para participar, a escola precisa preencher uma única ficha de inscrição, a qual está disponível no link Cadastro de Escolas.

Links úteis
Faça a inscrição pelo site do evento
Confira aqui o site com material de apoio

A olimpíada é dividida em quatro níveis.  Os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto para os do ensino médio. A prova acontece no dia 15 de maio e é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. Para ajudar na preparação dos estudantes, a OBA tem um aplicativo com vídeos, provas e gabaritos de edições anteriores. A maioria das questões é de raciocínio lógico, e as medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível. 

Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a olimpíada distribui cerca de 50 mil medalhas por ano. Em 2019, 884.979 estudantes de 9.965 escolas participaram do evento, número recorde de participantes. “Queremos promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”, explica o Dr. João Batista Garcia Canalle, astrônomo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em entrevista ao G1.

Os melhores classificados na OBA representam o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2021.