• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 03/03/2020
Concursos

Última semana para inscrições na Olimpíada Brasileira de Biologia

Inscrição deve ser realizada por professor responsável, designado pela escola

As inscrições para alunos da rede estadual participarem da 16ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) estão na reta final. O prazo final é dia 10 de março, e o cadastro é gratuito e deve ser realizado por um professor responsável da escola, que pode ser pública ou particular.

Faça sua inscrição aqui

A competição é realizada em três fases. Na última fase, os 16 melhores classificados poderão fazer uma capacitação prática intensiva em biologia molecular, bioquímica, bioinformática, botânica e zoologia nos laboratórios do Butantan, em São Paulo. Destes, 4 serão selecionados para a competição internacional e outros quatro para a ibero-americana.

Organizada pelo Instituto Butantan, o objetivo da Olimpíada é estimular o interesse em estudos biológicos nos estudantes de ensino médio. A idade máxima de participação é de 19 anos, completados até dia 1º de julho de 2020. Os melhores alunos classificados pela OBB poderão participar uma única vez da OIAB e até duas vezes, participando dos respectivos processos seletivos da OBB, da IBO.

Os melhores colocados irão para a Olimpíada Internacional de Biologia, no Japão, e para a Olimpíada Ibero-americana de Biologia, na Costa Rica. Haverá também distribuição de medalhas para 150 alunos e premiações especiais para a aluna melhor classificada e para o estudante de escola pública com melhor classificação.

Vale lembrar que a Olímpíada também conta para o vestibular: os medalhistas poderão conquistar vagas em importantes universidades públicas, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei – MG). A prática se estende a várias universidades públicas de São Paulo, que mantêm um cronograma específico para selecionar estudantes classificados em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais.