• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 13/06/2025
Destaque

Estudantes da 3ª série têm até 23h59 desta sexta (13) para confirmar participação no Enem deste ano

Escola da zona leste passou de 18% de inscritos para 100% nesta última semana de confirmação de cadastro para o Exame Nacional do Ensino Médio

Estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio e no último termo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo têm até as 23h59 desta sexta-feira (13) para confirmar suas inscrições no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. 

Ao longo desta semana, a gestão das escolas estaduais e os grêmios estudantis foram orientados a reforçar as orientações para o processo de confirmação das inscrições no Enem. 

A Escola Estadual Professor Clemente Quaglio, localizada na zona leste, alcançou o percentual de 100% de inscritos nesta última semana. O vice-diretor da unidade de ensino, professor Marcelo Sousa Gaspar, conta que a escola organizou uma campanha de mobilização que envolveu os líderes de turma, as redes sociais da unidade e grupos de mensagens com os familiares. “Parte dos alunos fez a inscrição por conta própria, em casa ou na escola, mas a maioria teve o apoio da equipe gestora e também da professora Renata Camargo, que está à frente das aulas de projeto de vida. Nas últimas semanas, trabalhamos individualmente com os alunos que ainda não tinham feito a inscrição e os apoiamos no acesso ao sistema. Nós auxiliamos, inclusive, estudantes imigrantes que estão elegíveis ao Enem que estavam com mais dificuldade no sistema de inscrição”, explica o vice-diretor.

Júllia Müller, de 17 anos de idade, confirmou sua inscrição na última segunda-feira (9). “Por falta de atenção, não me dei conta que o tempo de inscrição era curto, mas fui apoiada pela professora Renata e pela minha mãe, que me lembra que preciso estudar para seguir o sonho de ser aprovada em uma universidade pública, no curso de enfermagem. Estou focando nos estudos e na expectativa do Enem, e também do Provão Paulista”, avisa a aluna.

Inscrições

As inscrições para todos os estudantes da rede pública paulista — assim como em todo o Brasil — são automáticas, mas é preciso que os estudantes confirmem seu cadastro até sexta-feira, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O mesmo vale para estudantes concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio.

Esta sexta-feira também é o prazo final para que estudantes registrem a opção de tratamento pelo nome social e para que alunos com deficiência solicitem o apoio de recursos de acessibilidade.

Além da confirmação das informações pessoais, os estudantes devem escolher antecipadamente entre responder, no dia da prova, questões de inglês ou espanhol na prova de língua estrangeira. 

Na rede estadual de ensino, as aulas de inglês são ministradas em sala de aula e os alunos têm à disposição a plataforma SPeak para aprendizado complementar da língua. As aulas de língua espanhola estão disponíveis nos Centros de Estudos de Línguas (CELs) da Educação.

Notificação na Prova Paulista

No início da semana, os estudantes da 3ª série foram notificados assim que acessaram a ferramenta da Prova Paulista — avaliação bimestral da rede aplicada de forma online — com um aviso sobre os últimos dias de inscrição do Enem. 

Ingresso no ensino superior

Além do Enem, que permite o ingresso nas universidades por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e das bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), na rede estadual de ensino de São Paulo, os estudantes têm a chance de ingressar diretamente no ensino superior por meio do Provão Paulista Seriado, iniciativa do Governo do Estado que garante acesso à USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campos), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e nas Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) por meio de uma avaliação que é aplicada nas escolas estaduais paulistas. Nos primeiros dois anos do programa estadual, 30 mil vagas foram disponibilizadas nas instituições públicas paulistas.