• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 16/01/2020
Crédito: A2 Fotografia / Gilberto Marques
Cursos para professores

Último dia para inscrições em programa de estágio no Japão

O estágio tem duração de aproximadamente seis meses, entre maio e novembro de 2020.

Hoje é o último dia para que professores da rede pública enviem documentos para o Programa Estágio em Promoção da Convivência Multicultural em Toyama 2020, iniciativa que promove intercâmbio e convivência o entre professores brasileiros e japoneses.

É preciso baixar os arquivos disponíveis; e para participar, acesse este link e preencha o formulário até 16 de janeiro.

Podem se inscrever os educadores atuantes na rede com idade entre 22 e 38 anos que nunca tenham participado do Programa. É necessário possuir domínio da língua japonesa suficiente para condução das aulas e reuniões.

A iniciativa tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico dos países parceiros e também incrementar as relações internacionais, a partir do convívio dos estagiários com a população local. “Queremos ampliar relações com os professores e promover o convívio entre eles. O Brasil é o país com a maior colônia japonesa do mundo, então é fundamental ampliarmos laços”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha.

Entre as principais atividades, estão as de dar assistência em aulas de língua japonesa, observar as aulas, acompanhar reuniões e visitar residências de alunos, entre outras. “O Governo de Toyama é parceiro da Educação e cobre os gastos com passagens aéreas de ida e volta, moradia, todas as despesas de transporte em território japonês quanto ao cumprimento do programa, e bolsa mensal em iene, a moeda local”, explica Renilda Peres, chefe de gabinete na Educação.

O estágio tem duração de aproximadamente seis meses, entre maio e novembro de 2020. A primeira fase dura 1 mês e é o período de treinamento quanto a orientações gerais e curso de língua japonesa. A segunda fase tem duração de cinco meses e é totalmente prática. A área de atuação é para professor assistente, nas escolas públicas de ensino fundamental da Província de Toyama.