sexta-feira, 29/11/2019
Cursos para professores

Últimos dias de inscrição no Programa Missão Pedagógica

Projeto oferece a professores a chance de passar uma semana na Câmara dos Deputados, aprendendo sobre temas ligados à política e cidadania.

Uma semana dentro da Câmara dos Deputados, em Brasília, conhecendo de perto o trabalho do Poder Legislativo e aprendendo sobre temas ligados à política e cidadania. É essa a chance de ouro que o Programa Missão Pedagógica no Parlamento oferece a educadores do do ensino fundamental e médio que queiram se aprofundar no funcionamento do país.

As inscrições ficam abertas até segunda-feira, dia 02 de dezembro, e podem ser feitas pelo link

O programa tem etapas a serem cumpridas. Primeiro, .são escolhidos 16 professores de cada estado e do Distrito Federal, totalizando 432 educadores, que devem fazer o curso à distância sobre o tema Educação para a Democracia e o Parlamento. Os dois de cada UF com os melhores desempenhos no curso (54 no total) são escolhidos para participação no módulo presencial do programa, em Brasília, com duração de 40 horas.

O programa aulas, oficinas, visitas, rodas de conversa, simulações e, acima de tudo, muita reflexão e troca de experiências. “O curso é formatado para privilegiar a participação ativa do educador e a formação de multiplicadores dos conteúdos políticos. Queremos que o professor tenha mais ferramentas para levar esse tipo de conteúdo para a sala de aula”, pontua um dos organizadores do curso.

Ao retornarem às suas escolas, os educadores desenvolvem ações pedagógicas específicas no módulo de aplicação a distância, com duração de 50 horas e tutoria da equipe da Câmara. “O mais importante é aplicar tudo em sala de aula, criar essa sensibilidade no estudante e fazê-lo pensar a respeito do mundo”, pontua Letícia Longo, da equipe da Educação.

Os educadores que concluírem com êxito a primeira etapa (a distância) ganharão certificado com carga horária de 40 horas. Aqueles que concluírem as três etapas do programa ganharão certificado com carga horária de 130 horas de duração. O início previsto é para 10 de fevereiro de 2020.