• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 13/01/2005
Últimas Notícias

Últimos dias para inscrição às bolsas do programa Escola da Família

Com aumento no número de bolsas de 25 para 30 mil, o prazo para se cadastrar termina neste domingo, dia 16 de janeiro Os interessados em disputar uma das bolsas […]

Com aumento no número de bolsas de 25 para 30 mil, o prazo para se cadastrar termina neste domingo, dia 16 de janeiro

Os interessados em disputar uma das bolsas de estudos oferecidas pelo programa Escola da Família, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, têm até este domingo, dia 16, para se inscrever. Basta acessar o site www.escoladafamília.sp.gov.br e preencher o cadastro.

Das 30 mil bolsas, 9.476 estão em aberto, sendo 5 mil novas vagas e 4.476 remanescentes da seleção anterior (em função do término de curso dos bolsistas).

O resultado da classificação dos candidatos está previsto para o dia 26 de janeiro. Os selecionados deverão apresentar documentação na Diretoria de Ensino correspondente a escola indicada para o desenvolvimento do trabalho.

Para se candidatar a uma das bolsas é necessário ter estudado e concluído integralmente o ensino médio na rede estadual, estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição privada de ensino superior conveniada ao programa e não estar recebendo outro benefício para custeio da mensalidade do curso superior.

O candidato deve ter também interesse e disponibilidade para participar do programa, totalizando 16 horas para o desenvolvimento das atividades aos finais de semana junto às escolas estaduais.

“Começamos a receber inscrições no dia 3 de janeiro. Mas, quem ainda não se inscreveu tem até domingo, uma vez que há critérios de desempate que definirão quem será bolsista, como por exemplo, situação socioeconômica e o maior tempo de estudos na rede estadual paulista”, explica a coordenadora executiva do programa, professora Cristina Cordeiro.

A Secretaria de Educação paga 50% da mensalidade, até o limite de R$ 267,00, enquanto a universidade/faculdade parceira cobre o restante. Em contrapartida, o bolsista atua aos finais de semana nas escolas desenvolvendo atividades e monitorando as oficinas.

Em 2004, o Programa Escola da Família contribuiu para a conclusão do ensino superior de mais de 1 mil jovens. Muitos dos ex-bolsistas garantem que não conseguirão mais ficar longe do Programa.

É caso da jovem professora recém-formada pela Universidade de Santo Amaro, Marinéia Santos Moreira, 21 anos, que atuou como educadora universitária de agosto de 2003 a dezembro 2004. “Foi uma experiência maravilhosa poder ajudar as pessoas da minha comunidade, que é muito carente. Além de me ajudar a concluir a faculdade com a bolsa, o programa me ajudou como cidadã. Tanto que já estou montando um projeto de inglês para crianças e agora vou atuar como voluntária na escola.

Tomei esta decisão quando no final do ano realizamos o projeto ´Natal Feliz` no qual cada membro do projeto na escola apadrinhava uma criança da comunidade para dar presente e roupas. No dia da entrega dos presentes, a minha `afilhada´ começou a chorar e dizer: tia você vai embora? Não vai não! Nunca mais vou esquecer isso”, relata emocionada Marinéia.

Para a mais nova voluntária do Escola da Família “é importante que os novos bolsistas participem do programa buscando o melhor, ou seja, não apenas a oportunidade de cursar a universidade gratuitamente, mas também pensando no que pode fazer para ajudar realmente a comunidade”.

Escola da Família

O programa é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Unesco, Instituto Ayrton Senna, Instituto Faça Parte – Brasil Voluntário, o Fundo Social de Solidariedade e mais 313 instituições de ensino superior conveniadas.

Lançado em agosto de 2003, o Escola da Família tem por objetivo abrir as portas das 5,3 mil escolas estaduais aos finais de semana oferecendo atividades de cultura, esporte, saúde e qualificação profissional para alunos, pais, professores e comunidade do entorno escolar. Para realizar as atividades, o programa conta com educadores profissionais (professores da rede estadual), educadores universitários (bolsistas), diretores e vice-diretores de escola, coordenadores de área e voluntários, que já somam mais de 30 mil em todo o Estado.

Nas escolas estaduais é possível encontrar nos finais de semana atividades como dança de salão, oficinas de artesanato, jogos esportivos e cursos rápidos de informática, panificação, enfim, milhares de oportunidades.

Informações sobre a escola mais próxima da sua residência ou sobre o Programa também podem ser obtidas pela Central de Atendimento da Secretaria de Educação: 08007700012.

Wania Torres