sexta-feira, 22/06/2012
Imprensa

“Um Dia na Escola do Meu Filho” reúne 300 mil pessoas neste fim de semana em 2,3 mil unidades do Estado

Escolas que são sede do programa Escola da Família realizarão segunda edição do projeto, que neste mês tem como tema “Gincana Caipira” A ação, que visa aproximar a comunidade da […]

A ação, que visa aproximar a comunidade da escola, faz parte das atividades previstas no programa Educação – Compromisso de São Paulo

As 2,3 mil unidades da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que são sede do programa Escola da Família realizam, neste fim de semana, o segundo encontro bimestral do projeto “Um Dia na Escola do Meu Filho”. A ação, que tem como objetivo ampliar a participação da comunidade na rotina dos filhos, integra o programa Educação – Compromisso de São Paulo. Para essa edição, o tema será “Gincana Caipira”. A expectativa é mobilizar entre amanhã e domingo cerca de 300 mil pessoas da comunidade escolar em atividades que, além da diversão, trabalhem aspectos culturais, lúdicos e sociais relacionados às festas juninas.

Para a professora Maria Helena Berlinck Martins, coordenadora do programa Escola da Família, a “Gincana Caipira” vai possibilitar o acesso à rica cultura dos festejos juninos. “A gincana é um tipo de competição que proporciona alegria e lazer saudável, o resgate de valores históricos e culturais e o fortalecimento do respeito e amor à família. Sugerimos às escolas que a gincana deste fim de semana, que poderá ser realizada no sábado ou domingo pelas escolas, poderá ser encerrada com uma quadrilha composta por todos ou até mesmo uma apresentação de forró caipira”, comentou a educadora.

“O projeto ‘Um Dia na Escola do Meu Filho’ foi criado para incentivar a ampla participação dos pais na vida escolar de seus filhos, quesito fundamental para o sucesso escolar dos alunos. Esses encontros certamente contribuirão para que as escolas melhor representem a comunidade e para que os estudantes fortaleçam sua identidade cultural”, acrescentou Maria Helena.

Na reunião realizada no bimestre passado, os pais tiveram contato com o material didático utilizado por seus filhos em sala de aula, conheceram o projeto pedagógico que será desenvolvido ao longo deste ano letivo e foram apresentados aos integrantes da Associação de Pais e Mestres (APM) e do Conselho de Escola.

Juliana Augusto Gutierrez, mãe de Rian Daniel Gutierrez, 10 anos, aluno da Escola Estadual Professora Marilena Piumbato Chaparro, localizada no Parque Anhanguera (zona norte de São Paulo), participou da primeira edição do “Um Dia na Escola do Meu Filho” e já confirmou presença nas atividades deste fim de semana. “Esse projeto é muito legal, porque é uma maneira de nos aproximar da escola e uma oportunidade de reconhecer o ambiente que nossos filhos frequentam durante toda a semana. Na primeira edição, tivemos a oportunidade de conhecer os materiais, a proposta pedagógica e a equipe escolar. Sempre comparecemos às atividades dos finais de semana do Escola da Família. Até meu filho de 13 anos, que estuda em outra escola, vai”, disse Juliana.

O projeto “Um Dia na Escola do Meu Filho” é resultado de ação iniciada em novembro do ano passado, quando, por meio do programa Educação – Compromisso de São Paulo, os responsáveis pelos estudantes da rede estadual foram convocados para comparecer às unidades de ensino e sugerir formas de ampliar a participação da comunidade não somente na rotina escolar de seus filhos, mas também em ações destinadas a colocar a rede estadual de ensino entre os melhores sistemas educacionais do mundo.

A relação completa de escolas, com os respectivos endereços, pode ser consultada no portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (www.educacao.sp.gov.br).