• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/09/2003
Últimas Notícias

Uma semana de homenagens e atividades aos portadores de deficiência

A abertura terá apresentação de um  grupo de street dance formado por adolescentes surdos da rede estadual O Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência, dia 21 de […]

A abertura terá apresentação de um  grupo de street dance formado por adolescentes surdos da rede estadual

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência, dia 21 de setembro, será lembrado durante a semana, de 19 a 26, com exposições de trabalhos realizados por pessoas portadoras de deficiência. A semana de atividades foi proposta pelo CAPE – Centro de Apoio Especial,  com apoio do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência (CEAPPD).

A abertura das atividades será realizada no CAPE, às 9h30. Durante o evento, haverá apresentação de Grupo Coral de Jovens da APAE – SP, apresentação musical de um aluno deficiente visual da 2.ª série do Ensino Médio da EE Oswaldo Aranha, além da presença de José Oliveria Justino – Presidente do CEAPPD ­– e da Prof.ª Sonia Maria Silva, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.

O destaque do evento será a apresentação do Grupo “Força em Ação” de Street Dance, formado por 16 adolescentes surdos com idades entre 15 e 19 anos, da EE Profª. Wilma Ragazzi Boccardo. O grupo foi criado em 2000 e é dirigido pela Professora Nara Regina Barros Alves. A proposta pedagógica é proporcionar aos integrantes o desenvolvimento da coordenação e reação rítmica por meio de movimentos dançantes com estilo e características urbanas.

Durante toda a semana, atividades artísticas que incluem modalidades como pinturas, obras de arte, esculturas, entre outros, estarão expostas em diversos locais da capital. Os alunos e o público em geral poderão visitar as exposições dessas obras criadas por pessoas portadoras de deficiência. Para os professores e funcionários da rede, a Secretaria Estadual de Educação realizará no dia 22 uma videoconferência sobre Educação Inclusiva, e os Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) de Educação Física, das 89 diretorias de Ensino, poderão contar com orientações técnicas para suas aulas com alunos especiais durante os dias 23 a 26.

Sobre o CAPE

O Centro de Apoio Pedagógico Especial (CAPE) foi inaugurado em novembro de 2001 e tem como objetivo atender as demandas da Educação Especial. É reponsável pela formação dos professores de ensino regular, tendo como meta principal a inclusão desses alunos especiais, além da produção de recursos de apoio à escola.

O CAPE foi o pioneiro no Estado de São Paulo na produção do livro em braile, junto ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 1994, quando ainda era voltado apenas para alunos com deficiências visuais. Estes livros são distribuídos para os alunos do ensino público.

Confira também outros locais com exposições e apresentações:

CAPE
R. Pensilvânia, 115
Dia 19 – 09h30 – Abertura das atividades
Dias 23 a 26 – das 09 às 17 horas
Exposições de Pintura

Estação Especial da Lapa
Rua Guaicurus, 1274,
Dia 22/09 – às 16 horas
Apresentações artísticas.

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
R. Bela Cintra, 1.032
Dias 15 a 26 – das 08 às 18 horas
Exposições de Pintura