A Secretaria da Educação de São Paulo está intensificando as ações para uma gestão mais democrática nas escolas. A convite da União Municipal dos Estudantes de Itaquaquecetuba (UMES), Eduardo Mosna, assessor de gabinete, participou de um diálogo com os estudantes gremistas e discentes. O encontro aconteceu em novembro, na E.E. Condomínio Residencial Village, em Itaquaquecetuba.
Participaram do encontro cerca de 120 pessoas, entre alunos, gremistas, professores e diretores de escolas das Diretorias de Ensino de Itaquaquecetuba e Poá. Entre os assuntos discutidos estavam a reforma do Ensino Médio e o Plano Estadual de Educação.
“O mais interessante é saber que a Secretaria está aberta ao diálogo, a ouvir os nossos questionamentos. Foi uma experiência interessante sobretudo por estarmos construindo uma educação baseada na democracia“, disse Marcos Diego Teles Monteiro, presidente da UMES de Itaquaquecetuba e presidente do Grêmio Estudantil New Era.
Gestão Democrática
A Educação está discutindo a modernização da gestão democrática nas escolas públicas paulistas. A ideia é unir todos os interessados – estudantes, professores, gestores, servidores, pais, responsáveis e sociedade civil – no esforço coletivo de aperfeiçoamento de Grêmios Estudantis, Conselhos de Escola e Associações de Pais e Mestres.
O objetivo do projeto é ampliar a cultura democrática no cotidiano das escolas e de sua comunidade.
Clique aqui e saiba como contribuir para o desenvolvimento do Projeto Gestão Democrática.