Cerca de 20 alunos da Escola Estadual Major Arcy, localizada na capital, receberam, após 12 meses, da Unesp o certificado de conclusão de pesquisa em razão da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM).
A iniciativa é uma parceria da Universidade Estadual Paulista com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Participaram do programa estudantes do primeiro, do segundo e do terceiro anos do Ensino Médio. Durante o PIBIC-EM, os jovens foram contemplados com auxílio financeiro no valor de R$ 100 e tiveram orientação da assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope) da Unesp, a professora Célia Regina Nogueira, doutora em Endocrinologia e professora titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, do campus de Botucatu.
Com temas diversificados, os alunos desenvolveram os projetos nos seguintes assuntos: Educação Financeira; Basquete: Um Meio Social; Áreas Verdes Urbanas: Suas Causas de Degradação; Mudanças Climáticas no Ambiente Marinho; e Crise de Ansiedade, por meio de pesquisa bibliográfica e, em alguns projetos, também houve coleta de dados. Para a sistematização do trabalho, foi usada a ferramenta Formulários Google.
Evolução
Segundo relato dos professores da escola estadual, o trabalho provocou, ao longo do ano passado, uma mudança no ambiente escolar em relação à percepção sobre as áreas verdes do colégio, a educação ambiental e o próprio cuidado dos alunos com eles mesmos. As apresentações finais ocorreram no prédio da reitoria da Unesp, na capital.
“Observamos uma evolução dos estudantes porque melhoraram a forma de apresentar os conteúdos, de entender os resultados da pesquisa e, principalmente, na maneira como realizam os questionamentos. Eles também melhoraram a forma como buscam soluções para desafios que se propõem a responder”, avalia a professora Célia Regina Nogueira.
“Dessa forma, a Unesp cumpre o papel de fomentar as vocações e de estimular nos alunos do Ensino Médio o interesse pela vida acadêmica, como forma de garantir um futuro profissional promissor”, acrescenta.